PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Matemática TURMA: 7º ano N°DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
_________________________________________
II- OBJETIVOS GERAIS
*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e
construindo
novos significados
para os números e as operações e o pensamento algébrico.
.
*Generalizar propriedades das operações aritméticas,
buscando na
geometria,
trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais,depois as figuras planas ou bidimensionais e em seguida os contornos
de figuras planas ou figuras unidimensionais.
*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a
variação entre
grandezas e
estabelecendo relações entre elas bem como o raciocínioestatístico e probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.
*Promover atitude positiva em relação à Matemática,
valorizando sua
utilidade, sua
lógica e sua beleza em cada conceito estudado. A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral,
escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – TÓPICOS
OBRIGATÓRIOS
Programação
anual 7° ano Fonte: CBC Matemática
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.1 Operar com os números naturais: adicionar,
multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de
quadrados perfeitos
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.2 Utilizar os critérios de divisibilidades por 2,3,5
e 10
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.3 Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.5 Fatorar números naturais em produto de primos
|
3 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.6 Calcular o mdc e o mmc de números naturais
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.7 Resolver problemas que envolvam técnicas simples de
contagem
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
1.Conjunto dos Números Naturais
|
1.8 Resolver problemas envolvendo operações com números
naturais
|
6 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
2. Conjunto dos Números Inteiros
|
2.0 Conceitos
|
1 aula
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
2. Conjunto dos Números Inteiros
|
2.1 Reconhecer a necessidade da ampliação do conjunto
dos números naturais através de situações contextualizadas e resolução de
equação
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
2. Conjunto dos Números Inteiros
|
2.2 Operar com números inteiros: adicionar,
multiplicar, subtrair, calcular potências
|
10 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
2. Conjunto dos Números Inteiros
|
2.3 Resolver problemas que envolvam operações com
números inteiros
|
6 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
2. Conjunto dos Números Inteiros
|
2.4 Localizar números inteiros na reta numérica,
utilizando a ordenação no conjunto
|
3 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.2 Operar com números racionais em forma decimal e
fracionária: adicionar, multiplicar, subtrair, dividir e calcular potências e
calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos
|
12 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.3 Associar uma fração à sua representação decimal e
vice-versa
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.4 Resolver problemas que envolvam números racionar
|
8 aulas
|
I-Números e Operações
|
1:Conjuntos Numéricos
|
3. Conjunto dos números racionais
|
3.5 Localizar números racionais na reta numérica,
utilizando a ordenação no conjunto
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
4. Proporcionalidade direta e inversa
|
4.1 Identificar grandezas diretamente proporcionais
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
4. Proporcionalidade direta e inversa
|
4.2 Identificar grandezas inversamente proporcionais
|
4 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
4. Proporcionalidade direta e inversa
|
4.3 Resolver problemas que envolvam grandezas direta ou
inversamente proporcionais
|
8 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.1 Interpretar e utilizar o símbolo %
|
2 aulas
|
I-Números e Operações
|
2:Grandezas Proporcionais
|
5. Porcentagem
|
5.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de
porcentagem
|
6 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.1 Utilizar a linguagem algébrica para representar
simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na
geometria
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
7. Linguagem Algébrica
|
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente
para a linguagem algébrica
|
6 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
8. Valor Numérico de uma Expressão
|
8.0 Conceituar
|
4 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
8. Valor Numérico de uma Expressão
|
8.1 Calcular o valor numérico de uma expressão
|
3 aulas
|
II-Álgebra
|
1:Expressóes Algébricas
|
8. Valor Numérico de uma Expressão
|
8.2 Utilizar valores numéricos de expressões algébricas
para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdade
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações do Primeiro Grau
|
10.0 Conceituar
|
2 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações do Primeiro Grau
|
10.1 Identificar a raiz de uma equação do primeiro grau
|
1 aula
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações do Primeiro Grau
|
10.2 Resolver uma equação do primeiro grau
|
5 aulas
|
II-Álgebra
|
2:Equações Algébricas
|
10. Equações do Primeiro Grau
|
10.3 Resolver problemas que envolvam uma equação do
primeiro grau
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras planas
|
13.0 Conceituar
|
8 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras planas
|
13.1 Reconhecer as principais propriedades dos
triângulos isósceles e equiláteros, e dos principais quadriláteros: quadrado,
retângulo, paralelogramo, trapézio, losango
|
7 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras planas
|
13.2 Identificar segmento, ponto médio de um segmento,
triângulo e seus elementos, polígonos e seus elementos, circunferência,
disco, raio, diâmetro, corda, retas tangentes e secantes
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
13. Figuras planas
|
13.6 Reconhecer a altura de um triângulo relativa a um
de seus lados
|
2 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
16. Construções geométricas
|
16.1 Construir perpendiculares, paralelas e mediatriz
de um segmento usando régua e compasso
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
16. Construções geométricas
|
16.2 Construir um triângulo a partir de seus lados, com
régua e compasso
|
5 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
22. Medidas de ângulo
|
22.1 Utilizar o grau como unidade de medida de ângulo
|
3 aulas
|
III-Espaço e Forma
|
2:Expressões Algébricas
|
22. Medidas de ângulo
|
22.2 Utilizar instrumentos para medir ângulos
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em
tabelas ou gráficos
|
23.1 Organizar e tubular um conjunto de dados
|
2 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em
tabelas ou gráficos
|
23.2 Interpretar e utilizar dados apresentados em
tabelas
|
2 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em
tabelas ou gráficos
|
23.6 Interpretar e utilizar dados apresentados num
gráfico de colunas
|
4 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
|
24. Média Aritmética
|
24.1 Resolver problemas que envolvam a média aritmética
|
2 aulas
|
IV-Tratamento de Dados
|
2:Probabilidade
|
25. Contagem
|
25.1 Resolver problemas simples de contagem utilizando
listagens ou o diagrama da árvore
|
6 aulas
|
TOTAL DE AULAS:
|
183 aulas
|
|||
OBS.:
Para a complementação das aulas anuais (para professores com 5
aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já
estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes
campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de
forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja
ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e
interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na
disciplina em que está sendo utilizada.
|
IV- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO -
TÓPICOS COMPLEMENTARES
Programação
anual 7° ano Fonte: CBC Matemática
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
III-Espaço e Forma
|
1: Relações Geométricas entre Figuras Planas
|
VII. Simetrias
|
*Identificar simetrias de figuras em relação a uma
reta ou em relação a um ponto
|
|
III-Espaço e Forma
|
2: Expressões Algébricas
|
X. Áreas laterais e totais de figuras tridimensionais
|
*Calcular a área lateral ou total de figuras tridimensionais,
bloco retangular, cilindro, pirâmide
|
|
III-Espaço e Forma
|
2: Expressões Algébricas
|
XI. Planificações de figuras tridimensionais
|
*Reconhecer a planificação de figuras tridimensionais – cubo,
bloco retangular, cilindro, pirâmide
*Construir figuras tridimensionais a partir de planificações
*Calcular a área lateral ou total de uma figura tridimensional
a partir da sua planificação
|
OBS: Os
tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados
e avaliados a
critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,
priorizando os tópicos obrigatórios.
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o
CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao
ano escolar no
qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos,
mapas, atividades que podem
ser utilizadas
para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou
de anos diferentes e
outros materiais
as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as
habilidades
selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
O plano está bem detalhado como deve ser trabalhado. excelenete
ResponderExcluirO plano está bem detalhado como deve ser trabalhado. excelenete
ResponderExcluir