segunda-feira, 29 de abril de 2013

Planejamento Anual de Matemática - 9º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: Matemática      TURMA: 9º ano       Nº DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES): __________________________________________________

 

 

II- OBJETIVOS GERAIS

*Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo
novos significados para os números e as operações e o pensamento algébrico.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
*Generalizar propriedades das operações aritméticas, buscando na geometria,
 trabalhar primeiro as figuras espaciais ou tridimensionais, depois as figuras
planas ou bidimensionais e em seguida os contornos de figuras planas ou figuras unidimensionais.

*Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a variação entre grandezas
e estabelecendo relações entre elas bem como o raciocínio estatístico e
probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.

*Promover atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua utilidade,
sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado. A comunicação de ideias
matemáticas de diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Programação anual 9° ano    Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
6. Juros
6.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de prestações em financiamentos com poucas prestações
10 aulas
I-Números e Operações
2:Grandezas Proporcionais
6. Juros
6.3 Comparar preços à vista e a prazo
10 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.0 Conceituar
1 aula
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.1 Utilizar a linguagem algébrica para representar simbolicamente as propriedades das operações nos conjuntos numéricos e na geometria
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.2 Traduzir informações dadas em textos ou verbalmente para a linguagem algébrica
4 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
7. Linguagem Algébrica
7.3 Utilizar a linguagem algébrica para a resolução de problemas
3 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.1 Calcular o valor numérico de  uma expressão
2 aulas
II-Álgebra
1:Expressões Algébricas
8. Valor Numérico de uma Expressão
8.2 Utilizar valores numéricos de expressões algébricas para constatar a falsidade de igualdade ou desigualdade
2 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do  Primeiro Grau
10.2 Resolver uma equação do primeiro grau
1 aula
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
10. Equações do  Primeiro Grau
10.3 Resolver problemas que envolvam uma equação do primeiro grau
4 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
11. Sistemas de equações do Primeiro Grau
11.1 Identificar a(s) solução(ões) de um sistema de daus equações lineares
2 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
11. Sistemas de equações do Primeiro Grau
11.2 Resolver prblemas que envolvam um sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas
13 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
12. Equações do Segundo Grau
12.0 Conceituar
2 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
12. Equações do Segundo Grau
12.1 Identificar a(s) raiz(ízes) de uma equação do segundo grau
3 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
12. Equações do Segundo Grau
12.2 Identificar a raízes de uma equação dada por um produto de fatores do primeiro grau
3 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
12. Equações do Segundo Grau
12.3 Resolver uma equação do segundo grau
12 aulas
II-Álgebra
2:Equações Algébricas
12. Equações do Segundo Grau
12.4 Resolver situações-problema que envolvam uma equação d segundo grau
11 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
17. Teorema de Tales e semelhança de triângulos
17.1 Resolver problemas que envolvam o teorema de Tales
8 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
17. Teorema de Tales e semelhança de triângulos
17.2 Reconhecer triângulos semelhantes a partir de critérios de semelhança
10 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
17. Teorema de Tales e semelhança de triângulos
17.3 Resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos
8 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
18. Teorema de Pitágoras
18.0 Conceituar
2 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
18. Teorema de Pitágoras
18.1 Utilizar semelhança de triângulos para obter o teorema de Pitágoras
4 aulas
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
18. Teorema de Pitágoras
18.2 Resolver problemas que envolvam o teorema de Pitágoras
10 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
19. Medidas de comprimento e perímetro
19.6 Resolver problemas que envolvam o perímetro de figuras planas
4 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
20. Área e suas medidas
20.3 Fazer estimativas de áreas
2 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
20. Área e suas medidas
20.4 Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras compostas por algumas dessas
6 aulas
III-Espaço e Forma
2:Expressões Algébricas
21. Volume, capacidade e sua medidas
21.5 Resolver problemas que envolvam cálculo de volume ou capacidade de blocos retangulares, expressos em unidades de medida de capacidade: litros ou mililitros
8 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.3 Utilizar um gráfico de setores
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
1:Representação Gráfica e Média Aritmética
23. Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos
23.4 Interpretar e utilizar dados apresentados num gráfico de segmentos
6 aulas
IV-Tratamento de Dados
2:Probabilidade
26. Conceitos básicos de probabilidade
26.1 Relacionar o conceito de probabilidade com o de razão
4 aulas
IV-Tratamento de Dados
2:Probabilidade
26. Conceitos básicos de probabilidade
26.2 Resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidade de eventos simples
8 aulas
TOTAL DE AULAS:
169 aulas
OBS.:
Para a complementação das  aulas anuais (para professores com 5 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos, e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
O projeto pedagógico para a Matemática deve ser elaborado de forma articulada com as outras disciplinas e que, sempre que possível, seja ressaltada a relação entre os conceitos abstratos com as suas aplicações e interpretações em situações concretas, tanto na aula de Matemática quanto na disciplina em que está sendo utilizada.

 


 

IV- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  -  TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Programação anual 9° ano      Fonte: CBC Matemática
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
I.Conjunto dos Números Reais
*O número π
 
I-Números e Operações
1:Conjuntos Numéricos
II.Números Naturais
*Os demais critérios de divisibilidade
*Utilizar a representação decimal para justificar critérios de divisibilidade
*Representar geometricamente os conceitos de quociente e de resto na divisão de dois números naturais
*Raiz n-ésima números inteiros que são potências de n
 
III-Espaço e Forma
1:Relações Geométricas entre Figuras Planas
VI.Semelhança e trigonometria no triângulo retângulo
*Utilizar semelhança de triângulos para descrever as relações métricas no triângulo retângulo
*Resolver problemas que envolvam as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente
 
 
 
 
 
 

 

OBS: Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma, priorizando os tópicos obrigatórios.

 


IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano

 escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser

 utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros

 materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades selecionadas.

 

 

VI- AVALIAÇÃO

 

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 



VII – BIBLIOGRAFIA

 

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário