terça-feira, 7 de maio de 2013

Planejamento Anual de Artes - 6º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: ARTES   TURMA: 6º ano    NºDE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

II- OBJETIVOS GERAIS

ñ  Reconhecer a Arte como área de conhecimento.
ñ  Experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística
ñ  Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção artística.
ñ  Conhecimento e expressão em artes visuais.
ñ  Introduzir à teoria da forma.
ñ  Elaborar obras bidimensionais.
ñ  Construir um conhecimento sobre dança.
ñ  Compreender plano e peso dos gestos em dança.
ñ  Entender conceito de espaço, tempo, ritmo e movimento em musica.
ñ  Identificar conceito de estilos teatrais e ação dramática.
ñ  Ser capaz de começar a analisar obras e expressões artríticas. 

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Programação anual 6° ano
Fonte: CBC Artes
Eixo Temático
Tema
 
Sub tema
 
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Apresentação e analise de imagens e objetos artísticos
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
4
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Movimentos artísticos em Artes Visuais em Diferentes Época e diferentes culturas
 
Relações entre as Artes visuais  e seu contexto na historia da humanidade.
2 – Introdução a teoria da forma
Identificar os elementos estruturais das obras de arte.
4
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Expressões em Artes Visuais
Elaboração de obras em artes visuais
Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais
Saber expressar- se através de obras bidimensionais
3
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
Analise de produção de dança contemporânea.
Apreciação e analise de danças.
Estabelecer relações entre dança contextualização e identidade pessoal
3
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
 
Analise de produção de dança contemporânea.
 
III_ Analise e critica de obras de dança produzidas em Minas Gerais.
 
Estabelecer relações entre dança, sua contextualização, pensamento artístico e identidade cultural
 
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
 
Analise de produção de dança contemporânea.
 
III_ Analise e critica de obras de dança produzidas em Minas Gerais.
Identificar as características das obras de dança produzidas em Minas Gerais,
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Movimentos em Dança em diferentes épocas e diferentes culturas.
Contextualização da dança na historia da humanidade
Estudos das premissas da dança
Saber identificar e contextualizar produções de dança.
 
 
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Movimentos em Dança em diferentes épocas e diferentes culturas.
 
 
Contextualização da dança na historia da humanidade
Estudos das premissas da dança
Entender que as relações entre a dança em diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Elementos da dança.
 
Elementos formais da dança.
Planos e peso dos gestos.
 
Identificar e elaborar danças em que a sequencia gestual e de movimentos esteja estruturada.
3
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Elementos da dança.
 
Elementos formais da dança.
 
Espaço, tempo, ritmo e movimento.
 
Identificar a relação entre espaços, tempo ritmo e movimento nas danças locais e regionais.
3
3-Conhecimento e Expressão em Música
Elementos musicais.
 
Estrutura básica do discurso musical
Melodia, harmonia e ritmo
 
Elemento musical ou cantar melodias criadas pelo grupo ou já existente do repertorio nacional e/ou internacional
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Elementos musicais.
 
 
 
Estrutura básica do discurso musical
Melodia, harmonia e ritmo
 
Ser capaz de perceber e/ou executar acordes simples em instrumentos musical para acompanhamento de melodias.
2
 
 
3-Conhecimento e Expressão em Música
 
 
 
Elementos musicais.
 
 
Estrutura básica do discurso musical
 
 
Melodia, harmonia e ritmo
 
 
Ser capaz de distinguir diferentes ritmos em musica do repertorio nacional e internacional
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Elementos musicais.
 
Estrutura básica do discurso musical
Melodia, harmonia e ritmo
 
Executar instrumentos de percussão em conjunto com instrumentos
Musicais
3
3-Conhecimento e Expressão em Música
Elementos musicais.
 
Estrutura básica do discurso musical
 
 
Forma
 
Ser capaz de distinguir formas
simples em musica
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Elementos musicais.
 
Estrutura básica do discurso musical
 
Forma
 
Saber criar musicas, utilizando-se dos elementos formais básicos em música.
3
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Movimentos Teatrais em Diferentes épocas e Diferentes Culturas
Contextualização  do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da Historia
Modalidade e funções teatrais
Saber relacionar imagens e textos correspondentes aos diversos períodos da produção artística,  bem como destes em relação á arte contemporânea.
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Elementos do Teatro
Narrativas teatrais
Narrativas e estilos teatrais e ação dramática
Identificar a ação dramática em peças teatrais
3
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Elementos do Teatro
 
Narrativas teatrais
Narrativas e estilos teatrais e ação dramática
Ser capaz de identificar os vários estilos teatrais
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Elementos do Teatro
 
Narrativas teatrais
Espaço, tempo, ritmo e movimento
Identificar a relação entre espaço , tempo ritmo e movimento em peças teatrais locais e regionais.
 
TOTAL DE AULAS:
34
Aulas utilizadas para trabalhos
 
Aulas utilizadas para provas
 
Obs.
·         As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 34 aulas assim como as provas.
·         Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
·         A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico.  A produção deve ser usada como suporte também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização.
·         O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte do professor. Deve se partir do universo dos alunos para poder trabalhar ritmo, melodia e tempo.
·         Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola)  para que os alunos possam ter a vivencia dessas praticas artisiticas.
·         Para as aulas com instrumentos o professor pode procurar algum aluno que saiba tocar ou fabricar instrumentos de percussão com os alunos a partir de latas ou canos de pvc.
 

 

IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao

 ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, imagens, atividades que

 podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes

 e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

habilidades selecionadas.

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário