PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: ARTES
TURMA: 7º ano N°DE AULAS
SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
ñ Reconhecer a Arte como área de conhecimento.
ñ Experimentar e explorar as possibilidades de cada
expressão artística
ñ Conhecer e saber utilizar os diferentes
procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção
artística.
ñ Conhecer e se expressar em artes visuais.
ñ Introdução à composição.
ñ Elaboração de obras bidimensionais.
ñ Construir um conhecimento sobre dança.
ñ Começar uma apreciação musical partindo da produção
da mesma através de instrumentos convencionais e/ou não convencionais assim
como pelo uso da própria voz..
ñ Compreender conceito de estilos teatrais e ação
dramática.
ñ Ser capaz de começar a analisar obras e expressões
artríticas.
|
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação
anual 7° ano
|
||||||
Fonte: CBC Artes
|
||||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Sub tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
|
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes
Visuais
|
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
|
Apresentação e analise de imagens e objetos
artísticos
|
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
|
Usar vocábulos apropriados para a analise de
obras de arte visuais.
|
3
|
|
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes
Visuais
|
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
|
Apresentação e analise de imagens e objetos
artísticos
|
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
|
Estabelecer relações entre analise , formal,
contextualização, pensamento artístico e
identidade pessoal
|
4
|
|
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes
Visuais
|
Movimentos artísticos em Artes Visuais em
Diferentes Época e diferentes culturas
|
Relações entre as Artes visuais e seu contexto na historia da humanidade.
|
2 – Introdução a composição
|
Reconhecer os elementos de composição das
obras de artes visuais
|
4
|
|
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes
Visuais
|
Expressões em Artes Visuais
|
Elaboração de obras em artes visuais
|
Elaboração de obras bidimensionais e
tridimensionais
|
Saber expressar- se através de obras
bidimensionais
|
2
|
|
2- Conhecimento e Expressão em Dança.
|
Percepção gestual/corporal e sensibilidade
estética.
|
Analise de produção de dança contemporânea.
|
Apreciação e analise de danças.
|
Estabelecer relações entre dança
contextualização e identidade pessoal
|
2
|
|
2- Conhecimento e Expressão em Dança
|
Movimentos em Dança em diferentes épocas e
diferentes culturas.
|
Contextualização da dança na historia da
humanidade
|
Estudos das premissas da dança
|
Saber identificar e contextualizar produções
de dança.
|
2
|
|
2- Conhecimento e Expressão em Dança
|
Movimentos em Dança em diferentes épocas e
diferentes culturas.
|
Contextualização da dança na historia da
humanidade
|
Estudos das premissas da dança
|
Entender que as relações entre a dança em
diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela
herança cultural e pelo contexto atual.
|
2
|
|
2- Conhecimento e Expressão em Dança
|
Elementos da dança.
|
Elementos formais da dança.
|
Glossário
|
Saber identificar e conceituar os termos
específicos da dança.
|
2
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Produção de sons e construção de fontes
sonoras diversas.
|
Ser capaz de produzir sons musicais a partir
de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com
elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
|
3
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Produção de sons e construção de fontes
sonoras diversas.
|
Saber identificar sons em diferentes fontes
sonoras ( sopro, cordas, percutido, eletrônicos)
|
2
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Produção de sons e construção de fontes
sonoras diversas.
|
Conhecer os instrumentos musicais tradicionais
e suas funções em conjuntos musicais.
|
2
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Estudo da voz
|
Ser capaz de emitir sons vocais, utilizando se
de técnica vocal adequada à sua idade
|
2
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Estudo da voz
|
Identificar as diferentes tessituras vocais
|
2
|
|
3-Conhecimento e Expressão em Música
|
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
|
Os sons em fontes sonoras diversas
|
Estudo da voz
|
Ser capaz de participar de conjuntos musicais
vocais, respeitando os valores e capacidades musicais de seus colegas.
|
2
|
|
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
|
Movimentos Teatrais em Diferentes épocas e
Diferentes Culturas
|
Contextualização do Teatro Brasileiro em diferentes períodos
da Historia
|
Estudo da abrangência do Teatro e sua historia
|
Saber identificar e contextualizar produções
teatrais em suas diferentes manifestações.
|
2
|
|
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
|
Movimentos Teatrais em Diferentes épocas e
Diferentes Culturas
|
Contextualização do Teatro Brasileiro em diferentes períodos
da Historia
|
Estudo da abrangência do Teatro e sua historia
|
Entender que as relações entre o teatro em
diferentes épocas não se dá somente por linearidade, mas pela herança
cultural e pelo contexto atual.
|
2
|
|
TOTAL DE AULAS:
|
38
|
|||||
Aulas utilizadas
para trabalhos
|
|
|||||
Aulas utilizadas
para provas
|
|
|||||
Obs.
|
·
As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 38
aulas assim como as provas.
·
Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá
escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto
que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
·
A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada
unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico. A produção deve ser usada como suporte
também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização.
·
O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte
do professor. Deve se partir do universo dos alunos para poder trabalhar
ritmo, melodia e tempo.
·
Para as aulas que exigem instrumentos o professor pode contar
com os alunos que toquem instrumentos, ou pode contar com a ajuda de algum
profissional nessa área.
·
A fabricação dos instrumentos com elementos não convencionais
pode ser tratada como aula ao ar livre ou aula extra.
·
Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em
musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções
em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola) para que os alunos possam ter a vivencia
dessas praticas artisiticas.
·
Para as aulas com instrumentos o professor pode procurar algum
aluno que saiba tocar ou fabricar instrumentos de percussão com os alunos a
partir de latas ou canos de pvc.
|
|||||
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica
( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao
ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, imagens,
atividades que podem
ser utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de
anos diferentes e
outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as
habilidades
selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário