terça-feira, 7 de maio de 2013

Planejamento Anual de Artes - 7º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: ARTES   TURMA: 7º ano    N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

II- OBJETIVOS GERAIS

ñ  Reconhecer a Arte como área de conhecimento.
ñ  Experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística
ñ  Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção artística.
ñ  Conhecer e se expressar em artes visuais.
ñ  Introdução à composição.
ñ  Elaboração de obras bidimensionais.
ñ  Construir um conhecimento sobre dança.
ñ  Começar uma apreciação musical partindo da produção da mesma através de instrumentos convencionais e/ou não convencionais assim como pelo uso da própria voz..
ñ  Compreender conceito de estilos teatrais e ação dramática.
ñ  Ser capaz de começar a analisar obras e expressões artríticas.
 

 

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Programação anual 7° ano
Fonte: CBC Artes
Eixo Temático
Tema
 
Sub tema
 
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
 
Apresentação e analise de imagens e objetos artísticos
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
Usar vocábulos apropriados para a analise de obras de arte visuais.
 
3
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Apresentação e analise de imagens e objetos artísticos
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
Estabelecer relações entre analise , formal, contextualização, pensamento artístico e  identidade pessoal
4
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Movimentos artísticos em Artes Visuais em Diferentes Época e diferentes culturas
 
 
Relações entre as Artes visuais  e seu contexto na historia da humanidade.
2 – Introdução a composição
Reconhecer os elementos de composição das obras de artes visuais
4
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Expressões em Artes Visuais
 
Elaboração de obras em artes visuais
Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais
Saber expressar- se através de obras bidimensionais
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
Analise de produção de dança contemporânea.
Apreciação e analise de danças.
Estabelecer relações entre dança contextualização e identidade pessoal
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Movimentos em Dança em diferentes épocas e diferentes culturas.
Contextualização da dança na historia da humanidade
Estudos das premissas da dança
Saber identificar e contextualizar produções de dança.
 
 
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Movimentos em Dança em diferentes épocas e diferentes culturas.
 
Contextualização da dança na historia da humanidade
Estudos das premissas da dança
 
Entender que as relações entre a dança em diferentes épocas históricas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Elementos da dança.
 
Elementos formais da dança.
Glossário
Saber identificar e conceituar os termos específicos da dança.
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
 
 
Os sons em fontes sonoras diversas
Produção de sons e construção de fontes sonoras diversas.
Ser capaz de produzir sons musicais a partir de instrumentos tradicionais e/ou não convencionais, construídos com elementos da natureza e diferentes materiais ou materiais reciclados.
 
3
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
Os sons em fontes sonoras diversas
Produção de sons e construção de fontes sonoras diversas.
Saber identificar sons em diferentes fontes sonoras ( sopro, cordas, percutido, eletrônicos)
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
 
 
Os sons em fontes sonoras diversas
Produção de sons e construção de fontes sonoras diversas.
Conhecer os instrumentos musicais tradicionais e suas funções em conjuntos musicais.
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
 
Os sons em fontes sonoras diversas
Estudo da voz
Ser capaz de emitir sons vocais, utilizando se de técnica vocal adequada à sua idade
 
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
 
Os sons em fontes sonoras diversas
Estudo da voz
Identificar as diferentes tessituras vocais
 
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Percepção sonora e Sensibilidade Estética
 
Os sons em fontes sonoras diversas
Estudo da voz
Ser capaz de participar de conjuntos musicais vocais, respeitando os valores e capacidades musicais de seus colegas.
 
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Movimentos Teatrais em Diferentes épocas e Diferentes Culturas
Contextualização  do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da Historia
Estudo da abrangência do Teatro e sua historia
Saber identificar e contextualizar produções teatrais em suas diferentes manifestações.
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Movimentos Teatrais em Diferentes épocas e Diferentes Culturas
 
Contextualização  do Teatro Brasileiro em diferentes períodos da Historia
Estudo da abrangência do Teatro e sua historia
Entender que as relações entre o teatro em diferentes épocas não se dá somente por linearidade, mas pela herança cultural e pelo contexto atual.
2
TOTAL DE AULAS:
38
Aulas utilizadas para trabalhos
 
Aulas utilizadas para provas
 
Obs.
 
·         As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 38 aulas assim como as provas.
·         Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
·         A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico.  A produção deve ser usada como suporte também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização.
·         O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte do professor. Deve se partir do universo dos alunos para poder trabalhar ritmo, melodia e tempo.
·         Para as aulas que exigem instrumentos o professor pode contar com os alunos que toquem instrumentos, ou pode contar com a ajuda de algum profissional nessa área.
·         A fabricação dos instrumentos com elementos não convencionais pode ser tratada como aula ao ar livre ou aula extra.
·         Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola)  para que os alunos possam ter a vivencia dessas praticas artisiticas.
·         Para as aulas com instrumentos o professor pode procurar algum aluno que saiba tocar ou fabricar instrumentos de percussão com os alunos a partir de latas ou canos de pvc.
 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 
V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao

 ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, imagens, atividades que podem

 ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

 habilidades selecionadas.

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário