PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: ARTES
TURMA: 9º ano N° DE AULAS
SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
ñ Reconhecer a Arte como área de conhecimento.
ñ Experimentar e explorar as possibilidades de cada
expressão artística
ñ Conhecer e saber utilizar os diferentes
procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção
artística.
ñ Conhecimento e expressão em artes visuais.
ñ Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais.
ñ Construir um conhecimento sobre dança.
ñ Ser capaz de apreciar, produzir e analisar obras
musicais.
ñ Produzir ensaios de dança para que os alunos possam
vivenciar a pratica dessa modalidade artística.
ñ Compreender conceito de estilos teatrais e ação
dramática.
ñ Vivenciar a ação dramática em todos os seu estilos.
ñ Ser capaz de começar a analisar obras e expressões
artríticas.
|
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Programação anual 9° ano
|
||||||
Fonte: CBC
Artes
|
||||||
Eixo
Temático
|
Tema
|
Sub tema
|
Tópico
|
Objetivos
Específicos
|
N°
de aulas
|
|
1 –
Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
|
1 –
Percepção Visual e Sensibilidade Estética
|
Apresentação
e analise de imagens e objetos artísticos
|
1 –
Analise critica de obras de arte visuais.
|
Saber
posicionar se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo
capaz de formular criticas
fundamentadas.
|
2
|
|
1 –
Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
|
1 –
Percepção Visual e Sensibilidade Estética
|
Apresentação
e analise de imagens e objetos artísticos
|
1 –
Analise critica de obras de arte visuais.
|
Usar vocábulos
apropriados para discorrer sobre essas relações.
|
2
|
|
1 –
Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
|
Movimentos
artísticos em Artes Visuais em Diferentes Época e diferentes culturas
|
Relações
entre as Artes visuais e seu contexto
na historia da humanidade.
|
Glossário
|
Ser
capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais
|
2
|
|
1 –
Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
|
Expressões
em Artes Visuais
|
Elaboração
de obras em artes visuais
|
Elaboração
de obras bidimensionais e tridimensionais
|
Saber
expressar- se através de obras artísticas bidimensionais.
|
2
|
|
1 –
Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
|
Expressões
em Artes Visuais
|
Elaboração
de obras em artes visuais
|
Elaboração
de obras bidimensionais e tridimensionais
|
Saber
expressar-se através de obras artísticas tridimensionais
|
2
|
|
2-
Conhecimento e Expressão em Dança.
|
Percepção
gestual/corporal e sensibilidade estética.
|
Analise
de produção de dança contemporânea.
|
Apreciação
e analise de danças.
|
Saber
realizar pesquisas sobre gestos, movimentos, seu registro e utilização me
produções de dança.
|
2
|
|
2-
Conhecimento e Expressão em Dança.
|
Percepção
gestual/corporal e sensibilidade estética.
|
Analise
de produção de dança contemporânea.
|
Apreciação
e analise de danças.
|
Estabelecer
relações entre dança, contextualização e identidade pessoal.
|
2
|
|
2-
Conhecimento e Expressão em Dança.
|
Expressão
em Dança
|
Expressão
corporal e gestual
|
Improvisação
coreográfica.
|
Saber
criar e realizar coreografias através de movimentos corporais expressivos.
|
2
|
|
2-
Conhecimento e Expressão em Dança.
|
Expressão
em Dança
|
Expressão
corporal e gestual
|
Interpretação
de coreografias.
|
Identificar
e interpretar sequencias coreográficas.
|
2
|
|
2-
Conhecimento e Expressão em Dança
|
Elementos
da dança.
|
Elementos
formais da dança.
|
Glossário
|
Saber
identificar e conceituar os termos específicos da dança.
|
2
|
|
3-Conhecimento
e Expressão em Música
|
Expressão
Musical.
|
Discurso
Musical
|
Improvisação
e criação musical com voz e/ou
instrumentos musicais.
|
Conhecer
a diversidade da expressão do repertorio musical brasileiro
|
2
|
|
3-Conhecimento
e Expressão em Música
|
Expressão
Musical.
|
Discurso
Musical
|
Improvisação
e criação musical com voz e/ou
instrumentos musicais.
|
Ser
capaz de participar de conjuntos musicais , respeitando a individualidade e
capacidade de cada componente do grupo.
|
2
|
|
3-Conhecimento
e Expressão em Música
|
Expressão
Musical.
|
Discurso
Musical
|
Improvisação
e criação musical com voz e/ou
instrumentos musicais.
|
Identificar
e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de
diferentes pessoas e grupos.
|
2
|
|
3-Conhecimento
e Expressão em Música
|
Expressão
Musical.
|
Discurso
Musical
|
Improvisação
e criação musical com voz e/ou
instrumentos musicais.
|
Ser
capaz de produzir com liberdade e originalidade um discurso musical,
utilizando se de conhecimentos melódicos, harmônicos, rítmicos e formais em
diferentes graus de complexidade
|
2
|
|
3-Conhecimento
e Expressão em Música
|
Expressão
Musical.
|
Discurso
Musical
|
Interpretação
musical com voz e/ou instrumentos musicais
|
Ser
capaz de interpretar repertórios musicais individualmente ou em grupos.
|
2
|
|
4.Conhecimento
e Expressão em Teatro
|
Expressão
em Teatro
|
Expressão
corporal e gestual
|
Improvisação
e criação de personagem
|
Saber
criar e realizar, através de movimentos, gestos e voz, personagens em pelas
teatrais
|
2
|
|
4.Conhecimento
e Expressão em Teatro
|
Expressão
em Teatro
|
Expressão
corporal e gestual
|
Interpretação
teatral.
|
Ser
capaz de participar de grupos teatrais, respeitando as individualidades e
capacidades de cada um.
|
2
|
|
TOTAL DE AULAS:
|
36
|
|||||
Aulas utilizadas
para trabalhos
|
||||||
Aulas utilizadas
para provas
|
||||||
Obs.
|
·
As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 36
aulas assim como as provas.
·
Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá
escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto
que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
·
A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada
unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico. A produção deve ser usada como suporte
também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização.
·
Para a produção de obras tridimensionais diferentes suportes
devem ser testados.
·
O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte
do professor. Deve se partir do universo dos alunos para poder trabalhar
ritmo, melodia e tempo.
·
Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em
musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções
em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola) para que os alunos possam ter a vivencia
dessas praticas artísticas.
|
|||||
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica
( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos
e temas, tópicos e habilidades, referentes
ao ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático
adotado os textos, imagens, atividades que
podem ser utilizadas para a concretização do
conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros
didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e
outros materiais as atividades que podem ser
utilizadas para concretizar as
habilidades selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário