sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planejamento Anual de Artes - 9º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO


ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: ARTES   TURMA: 9º ano    N° DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):


II- OBJETIVOS GERAIS

ñ  Reconhecer a Arte como área de conhecimento.
ñ  Experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística
ñ  Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção artística.
ñ  Conhecimento e expressão em artes visuais.
ñ  Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais.
ñ  Construir um conhecimento sobre dança.
ñ  Ser capaz de apreciar, produzir e analisar obras musicais.
ñ  Produzir ensaios de dança para que os alunos possam vivenciar a pratica dessa modalidade artística.
ñ  Compreender conceito de estilos teatrais e ação dramática.
ñ  Vivenciar a ação dramática em todos os seu estilos.
ñ  Ser capaz de começar a analisar obras e expressões artríticas.
 


III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Programação anual 9° ano
Fonte: CBC Artes
Eixo Temático
Tema
 
Sub tema
 
Tópico
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
 
 
Apresentação e analise de imagens e objetos artísticos
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
Saber posicionar se individualmente em relação às produções de artes visuais, sendo capaz de  formular criticas fundamentadas.
2
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
1 – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Apresentação e analise de imagens e objetos artísticos
1 – Analise critica de obras de arte visuais.
Usar vocábulos apropriados para discorrer sobre essas relações.
2
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Movimentos artísticos em Artes Visuais em Diferentes Época e diferentes culturas
 
Relações entre as Artes visuais  e seu contexto na historia da humanidade.
Glossário
Ser capaz de identificar e conceituar os termos específicos das artes visuais
2
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Expressões em Artes Visuais
Elaboração de obras em artes visuais
Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais
Saber expressar- se através de obras artísticas bidimensionais.
2
1 – Conhecimento e Expressão entre as Artes Visuais
Expressões em Artes Visuais
Elaboração de obras em artes visuais
Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais
Saber expressar-se através de obras artísticas tridimensionais
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
Analise de produção de dança contemporânea.
Apreciação e analise de danças.
Saber realizar pesquisas sobre gestos, movimentos, seu registro e utilização me produções de dança.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Percepção gestual/corporal e sensibilidade estética.
 
Analise de produção de dança contemporânea.
Apreciação e analise de danças.
Estabelecer relações entre dança, contextualização e identidade pessoal.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Expressão em Dança
Expressão corporal e gestual
Improvisação coreográfica.
Saber criar e realizar coreografias através de movimentos corporais expressivos.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança.
Expressão em Dança
Expressão corporal e gestual
Interpretação de coreografias.
Identificar e interpretar sequencias coreográficas.
2
2- Conhecimento e  Expressão em Dança
Elementos da dança.
 
Elementos formais da dança.
Glossário
Saber identificar e conceituar os termos específicos da dança.
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Expressão Musical.
 
Discurso Musical
Improvisação e criação  musical com voz e/ou instrumentos musicais.
Conhecer a diversidade da expressão do repertorio musical brasileiro
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Expressão Musical.
 
Discurso Musical
Improvisação e criação  musical com voz e/ou instrumentos musicais.
Ser capaz de participar de conjuntos musicais , respeitando a individualidade e capacidade de cada componente do grupo.
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Expressão Musical.
 
Discurso Musical
Improvisação e criação  musical com voz e/ou instrumentos musicais.
Identificar e argumentar criticamente sobre criações musicais, respeitando valores de diferentes pessoas e grupos.
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Expressão Musical.
 
Discurso Musical
Improvisação e criação  musical com voz e/ou instrumentos musicais.
Ser capaz de produzir com liberdade e originalidade um discurso musical, utilizando se de conhecimentos melódicos, harmônicos, rítmicos e formais em diferentes graus de complexidade
2
3-Conhecimento e Expressão em Música
Expressão Musical.
 
Discurso Musical
Interpretação musical com voz e/ou instrumentos musicais
Ser capaz de interpretar repertórios musicais individualmente ou em grupos.
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Expressão em Teatro
 
Expressão corporal e gestual
Improvisação e criação de personagem
Saber criar e realizar, através de movimentos, gestos e voz, personagens em pelas teatrais
2
4.Conhecimento e Expressão em Teatro
Expressão em Teatro
 
Expressão corporal e gestual
Interpretação teatral.
Ser capaz de participar de grupos teatrais, respeitando as individualidades e capacidades de cada um.
2
TOTAL DE AULAS:
36
Aulas utilizadas para trabalhos
 
Aulas utilizadas para provas
 
Obs.
·         As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 36 aulas assim como as provas.
·         Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
·         A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico.  A produção deve ser usada como suporte também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização.
·         Para a produção de obras tridimensionais diferentes suportes devem ser testados.
·         O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte do professor. Deve se partir do universo dos alunos para poder trabalhar ritmo, melodia e tempo.
·         Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola)  para que os alunos possam ter a vivencia dessas praticas artísticas.

 

IV- METODOLOGIA

 

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

 

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes

 ao ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, imagens, atividades que

 podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

habilidades selecionadas.

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário