sexta-feira, 3 de maio de 2013

Planejamento Anual de Ciências - 6º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: CIÊNCIAS    TURMA: 6º ano     Nº DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

II- OBJETIVOS GERAIS:
 

*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento cientifico interfere
 em nossas relações com o mundo natural, com o mundo construído e com as
 outras pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e tecnologia na sociedade,
envolvendo dimensões ética, estética, política, social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a orientar as ações em nível
 individual e social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes a partir de
 proposições, de questionar preconceitos e hipóteses.
 

 

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Obrigatórios

 

Programação Anual 6 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas
I Ambiente e Vida
 1. Diversidade da Vida nos Ambientes
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
4
I Ambiente e Vida
 1. Diversidade da Vida nos Ambientes
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento da temperatura e da luz nos ambientes.
4
I Ambiente e Vida
 1. Diversidade da Vida nos Ambientes
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
4
I Ambiente e Vida
 1. Diversidade da Vida nos Ambientes
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.
4
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
4. Materiais e suas propriedades
4.0. Identificar os conhecimentos químicos presentes em atividades do cotidiano.
3
I Ambiente e Vida
 3: Formação e Manejo dos Solos
6. Solos: formação,fertilidade e conservação
6.0. Associar a formação dos solos com a ação do intemperismo e dos seres vivos.
4
I Ambiente e Vida
 3: Formação e Manejo dos Solos
6. Solos: formação,fertilidade e conservação
6.1. Relacionar a presença de húmus com a fertilidade dos solos.
4
I Ambiente e Vida
 3: Formação e Manejo dos Solos
6. Solos: formação,fertilidade e conservação
6.4. Analisar ações humanas e efeitos de intemperismo à erosão do solo.
4
I Ambiente e Vida
 4: Decomposição de Materiais
8. Ação de microrganismos na ciclagem de materiais
8.1. Examinar o problema do lixo nas sociedades modernas e discutir as alternativas.
8
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.0. Identificar em textos e em esquemas a natureza cíclica das transformações da água na natureza.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.1. Reconhecer as mudanças de estado da água em situações reais.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.4. Descrever as etapas de tratamento, origem (captação) e tipo de tratamento.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.5. Avaliar a importância da água tratada para o consumo humano.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
10. Doenças de veiculação hídrica
10.0. Relacionar, em situações-problema, a ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a diarréia, à aglomeração humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à existência de esgoto não tratado.
8
I Ambiente e Vida
 6.Energia nos Ambientes
11. Transformações e transferências de energia
11.0. Descrever fenômenos e processos em termos de transformações e  transferências de energia.
4
I Ambiente e Vida
 6.Energia nos Ambientes
12. Obtenção de energia pelos seres vivos: fotossíntese, respiração celular e fermentação
12.0. Identificar o Sol como fonte básica de energia na Terra, a presença de vegetais no início das teias alimentares.
3
I Ambiente e Vida
 7: Evolução dos Seres Vivos
13. Fósseis como evidências da evolução
13.0. Relacionar informações obtidas através do estudo dos fósseis a características da Terra no passado, seus habitantes e ambientes.
8
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
18. Doenças infecciosas e parasitárias
18.0. Identificar as doenças humanas comuns veiculadas pela água, solo e ar.
4
II Corpo Humano e Saúde
 8: A Dinâmica do Corpo
18. Doenças infecciosas e parasitárias
18.1. Relacionar os modos de evitar algumas doenças, como verminoses, protozoozes e bacterianas com o saneamento ambiental.
4
III Construindo modelos
 11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.0. Compreender que vivemos na superfície de uma Terra que é esférica e se situa no espaço.
 
4

 

Total de Aulas: 90
Avaliação: 12
Total de Aulas: 102

 

 

IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Complementares

                                                                                                                                                                                          

Programação Anual 6 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Compreender o ar atmosférico como mistura de gases.
3
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Reconhecer que o ar exerce pressão em todas as direções nos objetos nele inseridos.
3
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão atmosférica e pressão em líquidos.
3
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
III. Reciclagem e preservação ambiental
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental.
3
I Ambiente e Vida
3: Formação e Manejo dos Solos
IV. Técnicas de conservação dos solos
• Explicar técnicas de conservação dos solos, como plantação em curva de nível, rotação de cultura e de pastagem, correção do solo, adubação verde e outras.
4
II Corpo Humano e Saúde
8: A Dinâmica do Corpo
V. Saúde preventiva
• Identificar hábitos alimentares saudáveis.
4
II Corpo Humano e Saúde
T 9: Sexualidade
VI. Mudanças na adolescência
• Reconhecer e valorizar hábitos de saúde relacionados ä alimentação, exercícios físicos e higiene corporal.
4
Total de aulas: 24

 

Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados e

avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma, priorizando

 os tópicos obrigatórios.

 

V- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula prática (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

VI- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Laboratório (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano

 escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, experiências, atividades que podem

 ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades

 selecionadas.

 

VII- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VIII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário