PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: CIÊNCIAS
TURMA: 6º ano Nº DE AULAS
SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS:
*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento
cientifico interfere
em nossas relações
com o mundo natural, com o mundo construído e com as
outras
pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e
tecnologia na sociedade,
envolvendo dimensões ética, estética, política,
social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a
orientar as ações em nível
individual e
social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões
coerentes a partir de
proposições,
de questionar preconceitos e hipóteses.
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III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Obrigatórios
Programação Anual 6 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino
Fundamental
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Eixo Temático
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Tema
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Tópicos
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Objetivos Específicos
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Nº de aulas
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I Ambiente e Vida
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1.
Diversidade da Vida nos Ambientes
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1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
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1.0. Identificar ambientes brasileiros
aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais
presentes nesses ambientes.
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4
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I Ambiente e Vida
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1.
Diversidade da Vida nos Ambientes
|
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
|
1.1. Reconhecer a importância da água, do
alimento da temperatura e da luz nos ambientes.
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4
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I Ambiente e Vida
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1.
Diversidade da Vida nos Ambientes
|
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
|
1.2. Associar as estruturas e comportamentos
de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
|
4
|
I Ambiente e Vida
|
1.
Diversidade da Vida nos Ambientes
|
1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
|
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto
de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.
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4
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I Ambiente e Vida
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2:
Diversidade dos Materiais
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4. Materiais e suas propriedades
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4.0. Identificar os conhecimentos químicos
presentes em atividades do cotidiano.
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3
|
I Ambiente e Vida
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3:
Formação e Manejo dos Solos
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6. Solos: formação,fertilidade e conservação
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6.0. Associar a formação dos solos com a ação
do intemperismo e dos seres vivos.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
3:
Formação e Manejo dos Solos
|
6. Solos: formação,fertilidade e conservação
|
6.1. Relacionar a presença de húmus com a
fertilidade dos solos.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
3:
Formação e Manejo dos Solos
|
6. Solos: formação,fertilidade e conservação
|
6.4. Analisar ações humanas e efeitos de
intemperismo à erosão do solo.
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4
|
I Ambiente e Vida
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4:
Decomposição de Materiais
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8. Ação de microrganismos na ciclagem de materiais
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8.1. Examinar o problema do lixo nas
sociedades modernas e discutir as alternativas.
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8
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I Ambiente e Vida
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5:
Qualidade da Água e Qualidade de Vida
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9. Disponibilidade e qualidade de água
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9.0. Identificar em textos e em esquemas a
natureza cíclica das transformações da água na natureza.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
5:
Qualidade da Água e Qualidade de Vida
|
9. Disponibilidade e qualidade de água
|
9.1. Reconhecer as mudanças de estado da água
em situações reais.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
5:
Qualidade da Água e Qualidade de Vida
|
9. Disponibilidade e qualidade de água
|
9.4. Descrever as etapas de tratamento, origem
(captação) e tipo de tratamento.
|
4
|
I Ambiente e Vida
|
5:
Qualidade da Água e Qualidade de Vida
|
9. Disponibilidade e qualidade de água
|
9.5. Avaliar a importância da água tratada
para o consumo humano.
|
4
|
I Ambiente e Vida
|
5:
Qualidade da Água e Qualidade de Vida
|
10. Doenças de veiculação hídrica
|
10.0. Relacionar, em situações-problema, a
ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a diarréia, à aglomeração
humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à existência de esgoto não
tratado.
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8
|
I Ambiente e Vida
|
6.Energia nos Ambientes
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11. Transformações e transferências de energia
|
11.0. Descrever fenômenos e processos em
termos de transformações e transferências
de energia.
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4
|
I Ambiente e Vida
|
6.Energia nos Ambientes
|
12. Obtenção de energia pelos seres vivos:
fotossíntese, respiração celular e fermentação
|
12.0. Identificar o Sol como fonte básica de
energia na Terra, a presença de vegetais no início das teias alimentares.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
7:
Evolução dos Seres Vivos
|
13. Fósseis como evidências da evolução
|
13.0. Relacionar informações obtidas através
do estudo dos fósseis a características da Terra no passado, seus habitantes
e ambientes.
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8
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II Corpo Humano e Saúde
|
8: A
Dinâmica do Corpo
|
18. Doenças infecciosas e parasitárias
|
18.0. Identificar as doenças humanas comuns
veiculadas pela água, solo e ar.
|
4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A
Dinâmica do Corpo
|
18. Doenças infecciosas e parasitárias
|
18.1. Relacionar os modos de evitar algumas
doenças, como verminoses, protozoozes e bacterianas com o saneamento
ambiental.
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4
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III Construindo modelos
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11: O
Mundo Muito Grande
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23. A Terra no espaço
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23.0. Compreender que vivemos na superfície de
uma Terra que é esférica e se situa no espaço.
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4
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Total de
Aulas: 90
|
Avaliação: 12
|
Total de
Aulas: 102
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IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos
Complementares
Programação Anual 6 º ano
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Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino
Fundamental
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Eixo Temático
|
Tema
|
Tópicos
|
Objetivos Específicos
|
Nº de aulas
|
I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
II. O ar – propriedades e composição
|
• Compreender o ar atmosférico como mistura de
gases.
|
3
|
I Ambiente e Vida
|
2:
Diversidade dos Materiais
|
II. O ar – propriedades e composição
|
• Reconhecer que o ar exerce pressão em todas
as direções nos objetos nele inseridos.
|
3
|
I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
II. O ar – propriedades e composição
|
• Explicar fenômenos diversos envolvendo a
pressão atmosférica e pressão em líquidos.
|
3
|
I Ambiente e Vida
|
2: Diversidade dos Materiais
|
III. Reciclagem e preservação ambiental
|
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a
preservação ambiental.
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3
|
I Ambiente e Vida
|
3: Formação e Manejo dos Solos
|
IV. Técnicas de conservação dos solos
|
• Explicar técnicas de conservação dos solos,
como plantação em curva de nível, rotação de cultura e de pastagem, correção
do solo, adubação verde e outras.
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4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
8: A Dinâmica do Corpo
|
V. Saúde preventiva
|
• Identificar
hábitos alimentares saudáveis.
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4
|
II Corpo Humano e Saúde
|
T 9: Sexualidade
|
VI. Mudanças na adolescência
|
• Reconhecer e valorizar hábitos de saúde
relacionados ä alimentação, exercícios físicos e higiene corporal.
|
4
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Total de
aulas: 24
|
Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de
aulas serão ministrados e
avaliados a critério do professor, de acordo com o
desenvolvimento da turma, priorizando
os tópicos
obrigatórios.
V- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
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Debate ( )
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Pesquisa de campo ( )
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Feira de Cultural ( )
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Aula prática ( )
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Excursão ( )
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Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
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Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
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VI- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
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Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
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Livro didático ( )
|
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Laboratório ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos
e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano
escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático
adotado os textos, experiências, atividades que podem
ser utilizadas para a concretização do
conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros
didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e
outros materiais as atividades
que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades
selecionadas.
VII- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VIII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
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