sexta-feira, 3 de maio de 2013

Planejamento Anual de Ciências - 8º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: CIÊNCIAS    TURMA: 8º ano     N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

 

II- OBJETIVOS GERAIS

 

*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento cientifico interfere em nossas relações com o mundo natural, com o mundo construído e com as outras pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e tecnologia na sociedade, envolvendo dimensões ética, estética, política, social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a orientar as ações em nível individual e social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes a partir de proposições, de questionar preconceitos e hipóteses.
 

 

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Obrigatórios

 

Programação Anual 8 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas 
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
4. Materiais e suas propriedades
4.1. Identificar as propriedades específicas dos materiais, densidade, solubilidade, temperaturas de fusão e ebulição, em situações de reconhecimento de materiais e de processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e substâncias.
4
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
5. Reações químicas: ocorrência,identificação e representação
5.0. Reconhecer a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
4
I Ambiente e Vida
4: Decomposição de Materiais
7. Ação de microrganismos na produção de alguns alimentos
7.2. Identificar aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem de alimentos.
4
I Ambiente e Vida
 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.2. Associar a importância da água às suas propriedades específicas, como, por exemplo, a presença de água no estado líquido à temperatura ambiente e como solvente.
4
I Ambiente e Vida
5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
9. Disponibilidade e qualidade de água
9.3. Reconhecer a importância da água para os seres vivos.
4
I Ambiente e Vida
5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida
10. Doenças de veiculação hídrica
10.0. Relacionar, em situações-problema, a ocorrência de doenças veiculadas pela água, como a diarréia, à aglomeração humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à existência de esgoto não tratado.
4
I Ambiente e Vida
6: Energia nos Ambientes
12. Obtenção de energia pelos seres vivos:fotossíntese, respiração celular e fermentação
12.1.Relacionar produção de alimento (glicose) pela fotossíntese com transformação de energia luminosa e de transformação de materiais (água, gás carbônico e sais).
4
I Ambiente e Vida
6: Energia nos Ambientes
12. Obtenção de energia pelos seres vivos:fotossíntese, respiração celular e fermentação
12.2. Identificar o alimento como fonte de energia.
4
I Ambiente e Vida
6: Energia nos Ambientes
12. Obtenção de energia pelos seres vivos:fotossíntese, respiração celular e fermentação
12.3. Relacionar respiração e fermentação com processos de obtenção de energia a partir de alimentos.
4
I Ambiente e Vida
7: Evolução dos Seres Vivos
14. A Seleção natural
14.0. Comparar as explicações de Darwin e Lamarck sobre a evolução.
4
II Corpo Humano e Saúde
9: Sexualidade
19. Reprodução humana: características e ação hormonal
19.0. Identificar os órgãos do sistema reprodutor no corpo humano.
3
II Corpo Humano e Saúde
9: Sexualidade
19. Reprodução humana: características e ação hormonal
19.1. Diferenciar o sistema reprodutor masculino do feminino em relação aos órgãos e suas funções.
3
II Corpo Humano e Saúde
9: Sexualidade
19. Reprodução humana: características e ação hormonal
19.2. Associar mudanças hormonais ao amadurecimento sexual durante a puberdade,surgimento de características sexuais secundárias e possibilidade de gravidez.
3
II Corpo Humano e Saúde
 9: Sexualidade
19. Reprodução humana: características e ação hormonal
19.3. Caracterizar o ciclo menstrual regular; conhecendo sua duração média e os principais eventos durante a ovulação e a menstruação.
3
II Corpo Humano e Saúde
9: Sexualidade
20.Métodos contraceptivos
20.1. Identificar os principais métodos contraceptivos relacionando-os às doenças sexualmente transmissíveis e à AIDS.
3
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
22. Luz e visão
22.2. Analisar o processo de visão como resultado da reflexão da luz pelos objetos, da ação da retina quando estimulada por luz, e do processamento e coordenação das informações pelo cérebro.
4
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.0. Compreender que vivemos na superfície de uma Terra que é esférica e se situa no espaço.
4
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.1. Reconhecer a força gravitacional como causa da queda dos objetos abandonados nas proximidades da superfície da Terra em direção ao seu centro.
4
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.2. Diferenciar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Universo e reconhecê-los como modelos criados a partir de referenciais diferentes.
4
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
29. Produção de energia elétrica: custos ambientais e alternativas
29.0. Descrever o funcionamento de usinas hidro e termoelétricas em termos de transformações e transferências de energia.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
29. Produção de energia elétrica: custos ambientais e alternativas
29.1. Discutir e comparar impactos ambientais de usinas geradoras de energia elétrica.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
29. Produção de energia elétrica: custos ambientais e alternativas
29.2. Associar impactos ambientais ao uso intensivo de energia e examinar alternativas energéticas disponíveis.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
30. Temperatura, calor e equilíbrio térmico
30.0. Diferenciar calor e temperatura e estabelecer relação entre esses conceitos.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
30. Temperatura, calor e equilíbrio térmico
30.1. Explicar a ocorrência de equilíbrio térmico como resultado de transferências de calor.
3
III Construindo modelos
 14: Processos de Transferências de Energia
30. Temperatura, calor e equilíbrio térmico
30.2 Identificar materiais como bons e maus condutores de calor na análise de situações práticas e experimentais.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
30. Temperatura, calor e equilíbrio térmico
30.3 Identificar algumas propriedades térmicas da água e sua importância na regulação do clima e da temperatura corporal.
3
 
 
 
Total de Aulas: 92
 
 
 
Avaliação: 12
 
 
 
Total de Aulas: 104

 

IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Complementares

 

Programação Anual 8 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC) de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
 Nº de aulas 
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
3
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
III. Reciclagem e preservação ambiental
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação .
3
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
VII. Produção e percepção de sons
• Reconhecer as qualidades dos sons (altura, intensidade e timbre) e associá-las a características do modelo ondulatório (frequência, amplitude e forma de onda).
4
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
VII. Produção e percepção de sons
• Descrever estruturas e funcionamento do ouvido humano.
4
II Corpo Humano e Saúde
 10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
VII. Produção e percepção de sons
• Discutir o problema de perdas auditivas relacionadas à exposição a ruídos.
4
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
X. Regulação de temperatura nos seres vivos
• Identificar fluxos de energia entre os organismos e o ambiente: energia proveniente dos alimentos, energia gasta no metabolismo, calor dissipado ao ambiente e trabalho realizado.
3
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
X. Regulação de temperatura nos seres vivos
• Identificar alterações no corpo de aves e mamíferos que permitem manter a temperatura corporal em diferentes condições de temperatura ambiente.
3
Total de Aulas: 24

 

Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão ministrados

 e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento da turma,

priorizando os tópicos obrigatórios                                                                                                                                    

V- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula prática (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

VI- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Livro didático (   )
Laboratório (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano

 escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, experiências, atividades que podem

 ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e

 outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as habilidades

 selecionadas.

 

VII- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

VIII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
Blog SRE (  )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário