PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Educação Física
TURMA: 6º ano Nº DE AULAS
SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a percepção
do corpo em sua totalidade;
• Enfatizar a qualidade de
vida como requisito para a vivência corporal plena;
• Explorar as práticas
corporais como linguagem;
• Compreender a ludicidade
como essência da vivência corporal;
• Proporcionar a prática
dos esportes em sua totalidade ;
• Vivenciar a democracia na
prática esportiva como fundamento do exercício da cidadania;
• Desenvolver a ética e a estética como princípios
norteadores da formação humana.
|
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação
anual 6º ano - Fonte: CBC Educação
Física
|
||||
Eixo
Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos
Especcíficos
|
N°
de aulas
|
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
1
–História
|
1.1.
Conhecer a história de cada
modalidade
esportiva.
|
4
|
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
2.
Elementos técnicos
Básicos
|
2.1-
Identificar os elementos técnicos
básicos
de cada modalidade
|
2
|
2.2.
Executar os elementos técnicos
básicos
de cada modalidade.
|
2
|
|||
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de
cada modalidade em situações de jogo
|
2
|
|||
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
3.
Táticas das modalidades
esportivas
|
3.1.
Aplicar táticas em situações de jogo
|
2
|
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
4.
Regra
|
4.1.
Conhecer os objetivos das regras de cada modalidade.
|
1
|
4.2.
Modificar as regras de acordo com as necessidades do grupo, do material e do
espaço
|
3
|
|||
4.3.
Aplicar as regras em situações de jogo
|
1
|
|||
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
5.
Riscos e benefícios da
prática
esportiva
|
5.1.
Conhecer os b enefícios da prática de cada modalidade esportiva
|
1
|
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
6.
Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação
|
6.5.
Identificar o lúdico na prática
esportiva
|
1
|
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
7.
Hidratação e vestuário nas práticas esportivas
|
7.2.
Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva
|
1
|
7.3.
Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática
esportiva
|
1
|
|||
7.4.
Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva
|
1
|
|||
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
8.
A inclusão no esporte
|
8.1.
Compreender o esporte na
perspectiva
de inclusão/exclusão dos
sujeitos
|
1
|
8.2.
Reconhecer as possibilidades
corporais
de pessoas portadoras de
necessidades
especiais nas práticas
esportivas
|
1
|
|||
8.3.
Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças.
|
1
|
|||
8.4.
Compreender as infl uências
históricoculturais
na participação da
mulher
no esporte
|
1
|
|||
1 -
Esporte
|
Futebol,
Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
9.
A importância do esporte no desenvolvimento de
atitudes
e valores éticos e
democráticos
|
9.2.
Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores
democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança, liderança).
|
1
|
9.3.
Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva.
|
1
|
|||
2.
Jogos e Brincadeiras
|
Jogos
Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
10.
O brincar na vida
dos
sujeitos
|
10.1.
Compreender a importância das
brincadeiras
na vida dos sujeitos.
|
1
|
10.2.
Diferenciar jogos e brincadeiras de cada tema
|
2
|
|||
10.3.
Conhecer a origem dos jogos e
Brincadeiras
|
2
|
|||
10.4.
Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema
|
3
|
|||
10.5.
Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local
|
2
|
|||
10.6.
Identificar as implicações dos jogos eletrônicos e computadorizados na vida
dos sujeitos
|
1
|
|||
2.
Jogos e Brincadeiras
|
Jogos
Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
11.
(Re) construção de
jogos
e brincadeiras
|
11.1.
(Re)construir jogos e brincadeiras.
|
3
|
11.2.
(Re)criar espaços para a vivência de jogos.
|
3
|
|||
11.3.
(Re)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras
|
2
|
|||
2.
Jogos e Brincadeiras
|
Jogos
Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
12. Origem e história da capoeira
|
12.1. Conhecer a origem e a história da capoeira.
|
1
|
12.2. Diferenciar a capoeira angola da capoeira
regional.
|
1
|
|||
2.
Jogos e Brincadeiras
|
Jogos
Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
13. Elementos básicos
da capoeira
|
13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira
|
1
|
13.2. Vivenciar os elementos básicos da capoeira
|
2
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica
Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
|
14. Origem e história da Ginástica
|
14.1. Conhecer a história dos
temas estudados.
|
1
|
3. Ginástica
|
Ginástica
Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
|
15. Características da Ginástica
|
15.1. Conhecer características de
cada modalidade de ginástica.
|
1
|
15.2. Vivenciar elementos
ginásticos de cada modalidade.
|
3
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica
Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
|
16. A Ginástica como promotora de
saúde, lazer e qualidade de vida
|
16.1. Compreender os benefícios
dos exercícios físicos na promoção
da saúde e qualidade de vida;
|
1
|
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança
Criativa, Dramatização, Pantomima
|
18. Elementos
constitutivos da dança:
formas, espaço, tempo
|
18.1. Vivenciar os elementos constitutivos da
dança.
|
1
|
18.2. Identificar os elementos constitutivos da
dança
|
1
|
|||
4.Dança e Movimentos
Expressivos
|
Dança
Criativa, Dramatização, Pantomima
|
19. O corpo na dança e
nos movimentos
expressivo
|
19.1. Vivenciar o movimento em diferentes ritmo
|
1
|
19.2. Articular o gesto com sons e ritmos
produzidos pelo próprio corpo, por diferentes
objetos e instrumentos musicais
|
1
|
|||
19.3. Expressar sentimentos e idéias
utilizando as múltiplas linguagens do corpo
|
1
|
|||
19.4. Conhecer as possibilidades do corpo na
dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar,
dentre outras
|
1
|
|||
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança
Criativa, Dramatização, Pantomima
|
20. Criação e
Improvisação
|
20.1. Vivenciar processos de criação e
improvisação
|
1
|
20.2. Compor pequenas coreografias a partir de
temas, materiais ou músicas
|
||||
4.Dança
e Movimentos Expressivos
|
Dança
Criativa, Dramatização, Pantomima
|
21. A diversidade cultural
nas danças brasileiras
|
21.1. Vivenciar diferentes manifestações culturais
da dança.
|
1
|
4.Dança
e Movimentos Expressivos
|
Dança
Criativa, Dramatização, Pantomima
|
24. Dança e relações de
gênero
|
24.1. Identificar a dança como possibilidade de
superação de preconceitos.
|
1
|
24.2. Compreender as relações sociais entre homens
e mulheres na dança
|
1
|
|||
Total de Aulas:
|
71
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica
( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos
e temas, tópicos e habilidades, referentes ao
ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático
adotado os textos, mapas, atividades que podem
ser utilizadas para a concretização do
conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros
didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes
e outros materiais as atividades que podem ser
utilizadas para concretizar as
habilidades selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
muito bom, excelente plano de trabalho.
ResponderExcluir