PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Educação Física
TURMA: 7º ano NºDE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
• Desenvolver a percepção
do corpo em sua totalidade;
• Enfatizar a qualidade de
vida como requisito para a vivência corporal plena;
• Explorar as práticas
corporais como linguagem;
• Enfatizar a ludicidade
como essência da vivência corporal;
• Proporcionar a prática
dos esportes em sua totalidade ;
• Explorar a democracia
como fundamento do exercício da cidadania;
• Desenvolver a ética e a estética como princípios
norteadores da formação humana.
|
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação
anual 7º ano Fonte: CBC Educação Física
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Especcíficos
|
N° de aulas
|
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
1 –História
|
1.1. Conhecer a história de cada
modalidade esportiva.
|
2
|
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
2. Elementos técnicos
Básicos
|
2.1- Identificar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade
|
4
|
2.2. Executar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade.
|
2
|
|||
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de
cada modalidade em situações de jogo
|
2
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
3. Táticas das modalidades
esportivas
|
3.1. Aplicar táticas em situações de jogo
|
2
|
3.2. Conhecer as táticas de cada modalidade
|
2
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
4. Regra
|
4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada
modalidade.
|
1
|
4.2. Modificar as regras de acordo com as
necessidades do grupo, do material e do espaço
|
2
|
|||
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
5. Riscos e benefícios da
prática esportiva
|
5.1. Conhecer os benefícios da prática de cada
modalidade esportiva
|
1
|
5.2. Conhecer os riscos presentes em cada
modalidade desportiva
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
6. Diferença entre o esporte educacional, de
rendimento e de participação
|
6.1.
Compreender as diferenças entre os esportes: educacional, de
rendimento e de participação
|
1
|
6.3. Compreender a possibilidade do esporte
como opção de lazer
|
1
|
|||
6.4. Diferenciar cooperação e
hipercompetitividade no esporte
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
7. Hidratação e vestuário nas práticas
esportivas
|
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a
hidratação durante a atividade esportiva
|
1
|
7.3. Compreender os benefícios do uso de
vestuário adequado para a prática esportiva
|
1
|
|||
7.4. Identificar o vestuário adequado para a
prática de cada modalidade esportiva
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
8. A inclusão no esporte
|
8.1. Compreender o esporte na
perspectiva de inclusão/exclusão dos
sujeitos
|
2
|
8.2. Reconhecer as possibilidades
corporais de pessoas portadoras de
necessidades especiais nas práticas
esportivas
|
1
|
|||
8.3. Compreender o esporte como espaço de
respeito às diferenças.
|
1
|
|||
8.4. Compreender as influências
históricoculturais na participação da
mulher no esporte
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
9. A importância do esporte no desenvolvimento
de
atitudes e valores éticos e
democráticos
|
9.1. Identificar o esporte como meio de
superação de limitações dos sujeitos
|
1
|
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer
situação de prática esportiva.
|
1
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
10. O brincar na vida
dos sujeitos
|
10.1. Compreender a importância das
brincadeiras na vida dos sujeitos.
|
1
|
10.2. Diferenciar jogos e brincadeiras de cada
tema
|
2
|
|||
10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada
tema
|
3
|
|||
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da
comunidade local
|
2
|
|||
10.6. Identificar as implicações dos jogos
eletrônicos e computadorizados na vida dos sujeitos
|
1
|
|||
10.7. Identificar valortes éticos nos jogos e
brincadeiras
|
2
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
11. (Re) construção de
jogos e brincadeiras
|
11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras.
|
2
|
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de
jogos.
|
2
|
|||
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de
jogos e brincadeiras
|
2
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
12. Origem e
história da capoeira
|
12.1. Conhecer a
origem e a história da capoeira.
|
1
|
12.2. Diferenciar a
capoeira angola da capoeira regional.
|
1
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
13. Elementos
básicos
da capoeira
|
13.1. Identificar os
elementos básicos da capoeira
|
1
|
13.2. Vivenciar os
elementos básicos da capoeira
|
2
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
14. Origem e
história da Ginástica
|
14.1. Conhecer a
história dos
temas estudados.
|
1
|
3. Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
15. Características
da Ginástica
|
15.1. Conhecer características
de
cada modalidade de
ginástica.
|
1
|
15.2. Vivenciar
elementos
ginásticos de cada
modalidade.
|
3
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
16. A Ginástica como
promotora de
saúde, lazer e
qualidade de vida
|
16.1. Compreender os
benefícios
dos exercícios
físicos na promoção
da saúde e qualidade
de vida;
|
1
|
16.4. Compreender a
relação entre exercício físico, crescimento e postura
|
1
|
|||
4.Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
17. Alimentação a
Atividade Física
|
17.1. Compreender a
relação entre a alimentação e a prática de atividade física
|
1
|
4.Dança e Movimentos
Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
18. Elementos
constitutivos da dança: forma, espaço e tempo
|
18.1. Vivenciar os
elementos constitutivos da dança
|
1
|
18.2. Identificar os
elementos constitutivos da dança
|
1
|
|||
4.Dança e Movimentos
Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
19. O corpo na dança
e
nos movimentos
expressivos
|
19.2. Articular o
gesto com sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo, por diferentes
objetos e
instrumentos musicais
|
1
|
19.3. Expressar
sentimentos e idéias
utilizando as
múltiplas linguagens do corpo
|
1
|
|||
19.4. Conhecer as
possibilidades do corpo na dança: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair,
elevar, alongar, relaxar, dentre outras
|
1
|
|||
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
20. Criação e
improvisação
|
20.1. Vivenciar
processos de criação e improvisação
|
1
|
20.2. Compor
pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas
|
||||
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
21. A diversidade
cultural
nas danças
brasileiras
|
21.2. Vivenciar
diferentes manifestações da dança.
|
1
|
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
23. Dança como meio
de desenvolvimento de valores e atitudes
|
23.1. Compreender a
dança como meio de desenvolvimento de valores a titudes (afetividade,
confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças e inclusão)
|
1
|
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
24. Dança e relações
de gênero
|
24.2. Compreender as
relações sociais entre homens e mulheres na dança
|
1
|
Total de Aulas:
|
69
|
OBS.:
·
Para a complementação das 80 aulas anuais , cada professor
poderá utilizar os tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os
tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica
( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos
( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
Livro didático ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e
habilidades, referentes ao
ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas,
atividades que podem
ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de
anos diferentes e
outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar as
habilidades
selecionadas.
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Bacana.... Peguei muita coisa como exemplo. Obrigado por publicar.
ResponderExcluir