terça-feira, 7 de maio de 2013

Planejamento Anual de Educação Física - 8º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

I- IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: Educação Física   TURMA: 8º ano     N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

II- OBJETIVOS GERAIS

• Desenvolver a percepção do corpo em sua totalidade;
• Enfatizar a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena;
• Explorar as práticas corporais como linguagem;
• Proporcionar a prática dos esportes em sua totalidade ;
• Explorar a democracia como fundamento do exercício da cidadania;
• Desenvolver a  ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.

 
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Programação anual 8º ano     Fonte: CBC Educação Física
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Especcíficos
N° de aulas
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
2. Elementos técnicos
Básicos
2.1- Identificar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade
2
2.2. Executar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade.
5
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de cada modalidade em situações de jogo
2
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
3. Táticas das modalidades
esportivas
3.1. Conhecer as táticas de cada modalidade
5
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
4. Regra
4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada modalidade.
3
4.2. Modificar as regras de acordo com as necessidades do grupo, do material e do espaço
1
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo
4
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
5.  Riscos e benefícios da
prática esportiva
5.1. Conhecer os b enefícios da prática de cada modalidade esportiva
4
5.2. Conhecer os riscos presentes em
cada modalidade esportiva.
2
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
6. Diferença entre o esporte educacional, de rendimento e de participação
6.1. Compreender a diferença entre os esportes: educacional, de rendimento e de participação
1
6.2. Compreender a possibilidade do esporte como opção de lazer
1
6.3. Compreender o esporte como direito social
2
 
 
 
 
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
 
 
7. Hidratação e vestuário nas práticas esportivas
7.1. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante as práticas esportivas
2
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a hidratação durante a atividade esportiva
 
1
7.3. Compreender os benefícios do uso de vestuário adequado para a prática esportiva
1
7.4. Identificar o vestuário adequado para a prática de cada modalidade esportiva
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
 
8. A inclusão no esporte
8.2. Reconhecer as possibilidades
corporais de pessoas portadoras de
necessidades especiais nas práticas
esportivas
 
1
8.2. Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças.
1
8.3. Compreender as influências
históricoculturais na participação da
mulher no esporte
1
1 - Esporte
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
9.A importância do esporte no desenvolvimento de
atitudes e valores éticos e
democráticos
9.21. Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança e liderança)
1
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva.
1
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
10. O brincar na vida
dos sujeitos
10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema
2
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da comunidade local
1
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
 
11. (Re) construção de
jogos e brincadeiras
11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras.
1
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de jogos.
1
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de jogos e brincadeiras
1
2. Jogos e Brincadeiras
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
13. Elementos básicos
da capoeira
13.1. Identificar os elementos básicos da capoeira
2
13.2. Vivenciar os elementos básicos da capoeira
2
3. Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
 
15. Características da Ginástica
15.1. Conhecer características de
cada modalidade de ginástica.
2
15.2. Vivenciar elementos
ginásticos de cada modalidade.
2
3. Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
 
16. A Ginástica como promotora de
saúde, lazer e qualidade de vida
16.1. Compreender os benefícios
dos exercícios físicos na promoção
da saúde e qualidade de vida;
1
16.2. Conhecer os riscos da atividade física mal orientada na adolescência
1
16.3. Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer
1
16.4. Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura
1
16.5. Compreender as causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática da ginástica
1
4.Ginástica
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos Acrobáticos
17. Alimentação a Atividade Física
 
17.1. Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física
1
 
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
19. O corpo na dança e
nos movimentos
expressivos
19.3. Expressar sentimentos e ideias utilizando as múltiplas linguagens do corpo
1
19.5. Reconhecer as possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais na dança e nos movimentos expressivos.
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
20. Criação e
improvisação
20.1. Vivenciar processos de criação e improvisação
2
20.2. Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas
2
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
21. A diversidade cultural
nas danças brasileiras
21.1. Vivenciar diferentes manifestações culturais na dança
1
4.Dança e Movimentos Expressivos
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
22. Dança e Mídia
22.1. Identificar estereótipos na dança
2
Total de Aulas:
    

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios Físicos(   )
Campeonatos (   )
Mídias (   )
Jogos esportivos (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Pista de atletismo (   )
Quadra poliesportiva (   )
Outros:
Piscina (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Atitudinal (   )
Física (   )
 
Frequência (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

 
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário