PLANO DE CURSO – ANO 2013
I- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO: Educação Física
TURMA: 8º ano N°DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
II- OBJETIVOS GERAIS
• Desenvolver a percepção
do corpo em sua totalidade;
• Enfatizar a qualidade de
vida como requisito para a vivência corporal plena;
• Explorar as práticas
corporais como linguagem;
• Proporcionar a prática
dos esportes em sua totalidade ;
• Explorar a democracia
como fundamento do exercício da cidadania;
• Desenvolver a ética e a estética como princípios
norteadores da formação humana.
|
III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Programação
anual 8º ano Fonte: CBC Educação Física
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Especcíficos
|
N° de aulas
|
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol,
Atletismo, Natação, etc.
|
2. Elementos técnicos
Básicos
|
2.1- Identificar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade
|
2
|
2.2. Executar os elementos técnicos
básicos de cada modalidade.
|
5
|
|||
2.3. Aplicar os elementos técnicos básicos de
cada modalidade em situações de jogo
|
2
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
3. Táticas das modalidades
esportivas
|
3.1. Conhecer as táticas de cada modalidade
|
5
|
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
4. Regra
|
4.1. Conhecer os objetivos das regras de cada
modalidade.
|
3
|
4.2. Modificar as regras de acordo com as
necessidades do grupo, do material e do espaço
|
1
|
|||
4.3. Aplicar as regras em situações de jogo
|
4
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
5.
Riscos e benefícios da
prática esportiva
|
5.1. Conhecer os b enefícios da prática de
cada modalidade esportiva
|
4
|
5.2. Conhecer os riscos presentes em
cada modalidade esportiva.
|
2
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
6. Diferença entre o esporte educacional, de
rendimento e de participação
|
6.1. Compreender a diferença entre os
esportes: educacional, de rendimento e de participação
|
1
|
6.2. Compreender a possibilidade do esporte
como opção de lazer
|
1
|
|||
6.3. Compreender o esporte como direito social
|
2
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
7. Hidratação e vestuário nas práticas
esportivas
|
7.1. Conhecer os efeitos da hidratação no
organismo durante as práticas esportivas
|
2
|
7.2. Aplicar os conhecimentos sobre a
hidratação durante a atividade esportiva
|
1
|
|||
7.3. Compreender os benefícios do uso de
vestuário adequado para a prática esportiva
|
1
|
|||
7.4. Identificar o vestuário adequado para a
prática de cada modalidade esportiva
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
8. A inclusão no esporte
|
8.2. Reconhecer as possibilidades
corporais de pessoas portadoras de
necessidades especiais nas práticas
esportivas
|
1
|
8.2. Compreender o esporte como espaço de
respeito às diferenças.
|
1
|
|||
8.3. Compreender as influências
históricoculturais na participação da
mulher no esporte
|
1
|
|||
1 - Esporte
|
Futebol, Futsal, Handebol, Basquetebol,
Voleibol, Atletismo, Natação, etc.
|
9.A importância do esporte no desenvolvimento
de
atitudes e valores éticos e
democráticos
|
9.21. Reconhecer o potencial do esporte no
desenvolvimento de atitudes e valores democráticos (solidariedade, respeito,
autonomia, confiança e liderança)
|
1
|
9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer
situação de prática esportiva.
|
1
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
10. O brincar na vida
dos sujeitos
|
10.4. Vivenciar jogos e brincadeiras de cada
tema
|
2
|
10.5. Identificar os jogos e brincadeiras da
comunidade local
|
1
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
11. (Re) construção de
jogos e brincadeiras
|
11.1. (Re)construir jogos e brincadeiras.
|
1
|
11.2. (Re)criar espaços para a vivência de
jogos.
|
1
|
|||
11.3. (Re)criar materiais para a vivência de
jogos e brincadeiras
|
1
|
|||
2. Jogos e Brincadeiras
|
Jogos Populares, Jogos Esportivos, Jogos de
Raquete Jogos de Salão, Capoeira.
|
13. Elementos
básicos
da capoeira
|
13.1. Identificar os
elementos básicos da capoeira
|
2
|
13.2. Vivenciar os
elementos básicos da capoeira
|
2
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
15. Características
da Ginástica
|
15.1. Conhecer
características de
cada modalidade de
ginástica.
|
2
|
15.2. Vivenciar
elementos
ginásticos de cada
modalidade.
|
2
|
|||
3. Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
16. A Ginástica como
promotora de
saúde, lazer e
qualidade de vida
|
16.1. Compreender os
benefícios
dos exercícios
físicos na promoção
da saúde e qualidade
de vida;
|
1
|
16.2. Conhecer os
riscos da atividade física mal orientada na adolescência
|
1
|
|||
16.3. Compreender a
ginástica como possibilidade para vivência no lazer
|
1
|
|||
16.4. Compreender a
relação entre exercício físico, crescimento e postura
|
1
|
|||
16.5. Compreender as
causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática
da ginástica
|
1
|
|||
4.Ginástica
|
Ginástica Geral, Ginástica de Solo, Movimentos
Acrobáticos
|
17. Alimentação a
Atividade Física
|
17.1. Compreender a
relação entre a alimentação e a prática de atividade física
|
1
|
4.Dança e Movimentos
Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
19. O corpo na dança
e
nos movimentos
expressivos
|
19.3. Expressar
sentimentos e ideias utilizando as múltiplas linguagens do corpo
|
1
|
19.5. Reconhecer as
possibilidades corporais de pessoas portadoras de necessidades especiais na
dança e nos movimentos expressivos.
|
1
|
|||
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
20. Criação e
improvisação
|
20.1. Vivenciar
processos de criação e improvisação
|
2
|
20.2. Compor
pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas
|
2
|
|||
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
21. A diversidade
cultural
nas danças
brasileiras
|
21.1. Vivenciar
diferentes manifestações culturais na dança
|
1
|
4.Dança e Movimentos Expressivos
|
Dança Criativa, Dramatização, Pantomima
|
22. Dança e Mídia
|
22.1. Identificar
estereótipos na dança
|
2
|
Total de Aulas:
|
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica
( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios Físicos( )
|
Campeonatos ( )
|
Mídias ( )
|
Jogos esportivos ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Pista de atletismo ( )
|
Quadra poliesportiva ( )
|
Outros:
|
Piscina ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Física ( )
|
|
Frequência ( )
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
|
Blog SRE ( )
|
CBC ( )
|
Outros:
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário