quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planejamento Anual de Geografia - 6º ano - De acordo com o CBC - MG


 

Plano de curso 2013

I. IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
 
 
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA
TURMA: 6º ANO
N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
 

 

 

II. OBJETIVOS GERAIS

·         Investigar fenômenos socioespaciais;
·         Apreender a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·         Compreender as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações;
·         Analisar o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·         Possibilitar o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar.

 

III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

 

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
1 - Território e territorialidade
Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade
6
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
2 - Paisagens do Cotidiano
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes
2
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
2
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
3 - Cidadania e direitos sociais
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
4 - Lazer
Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais
4
Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
5 - Segregação espacial
Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana
8
Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
6 - Redes e circulação
Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano
 
4
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
7 - Turismo
Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas
8
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
8 - Cultura e natureza
Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta
6
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
10 - Região cultural
Identificar e localizar regiões culturais de diferentes identidades, estabelecendo semelhanças e diferenças entre elas
3
Descrever e localizar no meio rural e urbano, do estado de Minas Gerais, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade
3
Reconhecer os regionalismos brasileiros e explicá-los tendo como referência os critérios geopolíticos, geoeconômicos e geoculturais
2
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
19 - Agenda 21
Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis
4
Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
20 - Padrão de produção e consumo
Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade
6

Total de aulas
74

 

OBS.:

·         A numeração acima segue os parâmetros estabelecidos no CBC de Geografia,

 a fim de facilitar a compreensão do professor e a relação com os tópicos do

 próprio CBC.

·         As habilidades e os objetivos específicos acima são conteúdos obrigatórios,

 devendo-se observar o número de aulas destinadas a cada um.

·         Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas

 semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos

 complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já

 estão contemplados neste planejamento.

·         Os tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os

 tópicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando o tempo

permitir.

·         Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em todas as

 habilidades e conteúdos, resguardando a capacidade do estudante de localizar

 e entender o que está localizando. Ex: trabalhamos com imagens de lugares e

 tempos diferentes e posteriormente identificamos tais lugares num fundo de

 mapa. Em cartografia deve-se evitar que os estudantes preencham um mapa

 de continente com o nome de todos os países em uma mesma aula, porque

 assim ele não estará relacionando a localização com um fenômeno dificultando

 sua memorização. É sempre indicado ir construindo o mapa aos poucos,

durante cada estudo. Ex: ao estudar os conflitos em um continente eles

 localizariam primeiro esses países. O mesmo pode ser feito quando estiverem

 estudando as dificuldades naturais de uma região.

·         Distribuição dos Continentes - Sextos e sétimos anos: Brasil e Continente americano.

 

 (anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
II - Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Comparar as marcas da mudança na produção do espaço urbano através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que revelam a urbanidade.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
III - Patrimônio e ambiente
Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
V - Território e territorialidade
Mapear nas formas visíveis e concretas do território usado os processos históricos construídos em diferentes tempos.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VI - Populações tradicionais
Identificar e localizar no tempo e no espaço a distribuição das populações tradicionais na território mineiro.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
X - Patrimônio e preservação
Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de MG, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade.

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Outros:
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
 
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Writing (   )
Speaking (   )
 
Atitudinal (   )
 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
Blog SRE (   )
Outros:
CBC (   )
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário