Plano
de curso 2013
I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
|
|||
CONTEÚDO:
|
GEOGRAFIA
|
TURMA: 6º
ANO
|
N° DE
AULAS SEMANAIS:
|
PROFESSOR (ES):
|
II. OBJETIVOS GERAIS
·
Investigar
fenômenos socioespaciais;
·
Apreender
a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·
Compreender
as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
objetos e ações;
·
Analisar
o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·
Possibilitar
o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar.
|
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
1 - Território e territorialidade
|
Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças
ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua
temporalidade
|
6
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
2 - Paisagens do Cotidiano
|
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades
de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes
|
2
|
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a
cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
|
2
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
3 - Cidadania e direitos sociais
|
Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos
direitos sociais no Brasil e no mundo
|
4
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
4 - Lazer
|
Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a
mundialização de fenômenos econômicos, tecnológicos e culturais
|
4
|
Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a
espacialidade e territorialidade do lazer
|
4
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
5 - Segregação espacial
|
Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em
imagens, textos e na observação da vida cotidiana
|
8
|
Explicar os tipos de relações sociais existentes no território
relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das
populações marginalizadas.
|
4
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
6 - Redes e circulação
|
Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a
circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano
|
4
|
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
7 - Turismo
|
Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para
a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões
turísticas
|
8
|
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
8 - Cultura e natureza
|
Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a
natureza do planeta
|
6
|
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
10 - Região cultural
|
Identificar e localizar regiões culturais de diferentes
identidades, estabelecendo semelhanças e diferenças entre elas
|
3
|
Descrever e localizar no meio rural e urbano, do estado de Minas
Gerais, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua
sociodiversidade
|
3
|
|||
Reconhecer os regionalismos brasileiros e explicá-los tendo como
referência os critérios geopolíticos, geoeconômicos e geoculturais
|
2
|
|||
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
19 - Agenda 21
|
Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na
construção de sociedades sustentáveis
|
4
|
Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional
da Biodiversidade
|
4
|
|||
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
20 - Padrão de produção e consumo
|
Identificar os padrões de produção e consumo em diversas
dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade
|
6
|
Total de aulas
|
74
|
OBS.:
·
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de Geografia,
a fim de facilitar a compreensão do professor
e a relação com os tópicos do
próprio CBC.
·
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos obrigatórios,
devendo-se observar o número de aulas
destinadas a cada um.
·
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3
aulas
semanais), cada professor poderá escolher os
conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que
os tópicos obrigatórios já
estão contemplados neste planejamento.
·
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando os
tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o tempo
permitir.
·
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas as
habilidades e conteúdos, resguardando a
capacidade do estudante de localizar
e entender o que está localizando. Ex:
trabalhamos com imagens de lugares e
tempos diferentes e posteriormente
identificamos tais lugares num fundo de
mapa. Em cartografia deve-se evitar que os
estudantes preencham um mapa
de continente com o nome de todos os países em
uma mesma aula, porque
assim ele não estará relacionando a
localização com um fenômeno dificultando
sua memorização. É sempre indicado ir
construindo o mapa aos poucos,
durante cada estudo. Ex: ao
estudar os conflitos em um continente eles
localizariam primeiro esses países. O mesmo
pode ser feito quando estiverem
estudando as dificuldades naturais de uma
região.
·
Distribuição
dos Continentes - Sextos e sétimos anos: Brasil e Continente americano.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS COMPLEMENTARES
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
I - Geografias do
Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência,
Trabalho e Lazer
|
II - Espaços de
convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
|
Interpretar gráficos,
fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do
entretenimento
|
I - Geografias do
Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência,
Trabalho e Lazer
|
Identificar, conhecer e
avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações
populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às
manifestações, em textos e fotos.
|
|
I - Geografias do
Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência,
Trabalho e Lazer
|
Comparar as marcas da
mudança na produção do espaço urbano através da análise de fotos de ruas,
avenidas, praças que revelam a urbanidade.
|
|
I - Geografias do
Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência,
Trabalho e Lazer
|
III - Patrimônio e
ambiente
|
Identificar no espaço
urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à
preservação.
|
I - Geografias do
Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência,
Trabalho e Lazer
|
Analisar os impactos
ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos
urbanos.
|
|
II - A Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios
Ambientais do Território Brasileiro
|
V - Território e
territorialidade
|
Mapear nas formas
visíveis e concretas do território usado os processos históricos construídos
em diferentes tempos.
|
II - A Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios
Ambientais do Território Brasileiro
|
VI - Populações
tradicionais
|
Identificar e localizar
no tempo e no espaço a distribuição das populações tradicionais na território
mineiro.
|
II - A Sociodiversidade
das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais
do Território Brasileiro
|
X - Patrimônio e
preservação
|
Descrever e localizar, no
meio urbano e rural do estado de MG, os aspectos relevantes do regionalismo
mineiro manifestado em sua sociodiversidade.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão (
)
|
Exercícios (
)
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras (
)
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Outros:
|
Datashow (
)
|
|
Quadro/giz (
)
|
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador (
)
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica (
)
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Writing (
)
|
|
Speaking (
)
|
|
Atitudinal (
)
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
|
Blog SRE (
)
|
Outros:
|
CBC ( )
|
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário