quinta-feira, 2 de maio de 2013

Planejamento Anual de Geografia - 8º ano - De acordo com o CBC - MG


                                Plano de curso 2013

 

I. IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
 
 
CONTEÚDO:
GEOGRAFIA
TURMA: 8º ANO
N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR (ES):
 

 

 

II. OBJETIVOS GERAIS

·         Investigar fenômenos socioespaciais;
·         Apreender a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·         Compreender as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações;
·         Analisar o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·         Possibilitar o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·         Auxiliar os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais.
·         Desenvolver um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentam uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social;
·         Estabelecer outras práticas espaciais fazendo com que o aluno se perceba como usuário do espaço nas práticas cotidianas do lugar.

 

 

 

III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS OBRIGATÓRIOS

 

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
N° de aulas
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
2 - Paisagens do cotidiano
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes
2
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
2
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
3 - Cidadania e direitos sociais
Reconhecer na paisagem urbana e rural, a cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à cidadania
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
4 - Lazer
Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer
4
1 - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
5 - Segregação espacial
Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas
4
1 - Geografias do Cotidiano
 
 
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
6 - Redes e circulação
Reconhecer as redes que possibilitam a circulação de informações, mercadorias e pessoas
6
Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano
6
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
7 - Turismo
Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas
3
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental e socioeconômico
3
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações espaço-culturais
2 - Patrimônios ambientais do território brasileiro
9 - Sociodiversidade
Identificar em mapas, gráficos e fotos a população brasileira e mundial e seu crescimento, tendências e distribuição
4
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
11 - Regionalização e mercados
Reconhecer nas formas de produção regional o desenvolvimento desigual do território brasileiro
8
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
12 - Nova Ordem Mundial
Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização ou fragmentação
6
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
13 - Revolução técnico-científica
Compreender e aplicar noções e conceitos básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades
3
Ler e interpretar textos, documentos, vídeos que discutem  avanço técnico e a pesquisa científica da terceira revolução industrial
3
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
 
 
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
16 - Desenvolvimento Sustentável
Explicar a relação existente entre o consumo da natureza e a sustentabilidade ambiental
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
16 - Desenvolvimento Sustentável
Diferenciar as características técnicas dos produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura convencional
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
20 - Padrão de produção e consumo
Explicar a relação entre padrão de consumo, desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais contemporâneos
4
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
Reconhecer padrões de produção e de consumo que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista
6


Total de aulas
76

OBS.:

·         A numeração acima segue os parâmetros estabelecidos no CBC de

 Geografia, a fim de facilitar a compreensão do professor e a relação

 com os tópicos do próprio CBC.

·         As habilidades e os objetivos específicos acima são conteúdos

 obrigatórios, devendo-se observar o número de aulas destinadas a

cada um.

·         Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com

 3 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos

dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos

            obrigatórios já estão contemplados neste planejamento.

·         Os tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando

 os tópicos complementares (em anexo) para aprofundamento quando

 o tempo permitir.

·         Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em

 todas as habilidades e conteúdos, resguardando a capacidade do

estudante de localizar e entender o que está localizando. Ex:

trabalhamos com imagens de lugares e tempos diferentes e

posteriormente identificamos tais lugares num fundo de mapa. Em

 cartografia deve-se evitar que os estudantes preencham um mapa de

 continente com o nome de todos os países em uma mesma aula,

porque assim ele não estará relacionando a localização com um

fenômeno dificultando sua memorização. É sempre indicado ir construindo

 o mapa aos poucos, durante cada estudo. Ex: ao estudar os conflitos

 em um continente eles localizariam primeiro esses países. O mesmo

 pode ser feito quando estiverem estudando as dificuldades naturais de

 uma região.

·         Distribuição dos Continentes - Continente africano, sempre relacionados

 com o Brasil e o município.

 

 (anexo I) III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS COMPLEMENTARES

 

Eixo temático
Tema
Tópico/Habilidade
Objetivos Específicos
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
I - Região e regionalização
Ler mapas temáticos sabendo extrais deles elementos de comparação e análise dos aspectos evidenciados no tema estudado.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Compreender a relação entre as características econômicas das sociedades e a produção do espaço.
I - Geografias do Cotidiano
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local e/ou regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VII - Sistemas técnicos
Identificar em imagens e linguagens diversas os processo contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do espaço geográfico.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
VIII - Paisagem cultural
Ler nas paisagens culturais brasileiras a espacialidade e as múltiplas temporalidades socialmente construídas.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
IX - Sítios arqueológicos
Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio a ser preservado.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da memória e da identidade territorial de um povo.
 
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
 
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua territorialização como atratividade turística.
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-Culturais
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
X - Patrimônio e preservação
Explicar como o ecoturismo pode ajudar a preservar e ampliar as áreas de proteção ambiental.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XI - Fronteiras
Prognosticar sobre o futuro dos países em crise e conflito de fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais com o processo de fragmentação mundial.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XII - Impactos ambientais e sustentabilidade
Ler e interpretar documentos que discutem os impactos negativos da globalização econômica na paisagem natural e cultural, propondo alternativas de uso sustentável do planeta Terra.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
Avaliar a qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo como referência o uso sustentável dos recursos do planeta.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XIII - Território e redes
Localizar em fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade das informações e compreender a importância desses recursos no entendimento das paisagens excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou territorializadas.
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
XV - Diversidade cultural
Entender como os povos do Equador, dos desertos quentes e gelados, constroem identidades com as paisagens e as regiões demarcando sua territorialidade e espacialidade.
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
XVI - Sociedades sustentáveis
Criticar o uso e o abuso de atratividades naturais e culturais pelo turismo de massa avaliando formas sustentáveis de relacionamento entre turista e meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula expositiva dialógica (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Outros:
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
 
Livro didático (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Writing (   )
Speaking (   )
 
Atitudinal (   )
 

 

 

VII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
Blog SRE (   )
Outros:
CBC (   )
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário