Plano de curso
2013
I. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
|
|||
|
|
||
CONTEÚDO:
|
GEOGRAFIA
|
TURMA: 8º
ANO
|
N° DE
AULAS SEMANAIS:
|
PROFESSOR (ES):
|
|
II. OBJETIVOS GERAIS
·
Investigar
fenômenos socioespaciais;
·
Apreender
a realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa;
·
Compreender
as práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de
objetos e ações;
·
Analisar
o papel e as possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço
geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais;
·
Possibilitar
o estabelecimento de outras práticas espaciais percebendo-o como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar;
·
Auxiliar
os alunos na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento
complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais
e internacionais.
·
Desenvolver
um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentam uma nova
lógica e uma nova ética ambiental e social;
·
Estabelecer
outras práticas espaciais fazendo com que o aluno se perceba como usuário do
espaço nas práticas cotidianas do lugar.
|
III. DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
TÓPICOS OBRIGATÓRIOS
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
N° de aulas
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
2 - Paisagens do cotidiano
|
Interpretar as paisagens urbanas e rurais em
suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos
diferentes
|
2
|
Reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana e
rural o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar
|
2
|
|||
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
3 - Cidadania e direitos sociais
|
Reconhecer na paisagem urbana e rural, a
cultura, o trabalho e o lazer como identidade de um lugar e direitos à
cidadania
|
4
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
4 - Lazer
|
Identificar no cotidiano urbano os elementos
que representam a espacialidade e territorialidade do lazer
|
4
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
5 - Segregação espacial
|
Explicar os tipos de relações sociais
existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de
segregação e exclusão das populações marginalizadas
|
4
|
1 - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
6 - Redes e circulação
|
Reconhecer as redes que possibilitam a
circulação de informações, mercadorias e pessoas
|
6
|
Interpretar gráficos e tabelas que expressem o
movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano
|
6
|
|||
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas
manifestações espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
7 - Turismo
|
Explicar a relevância de uma cultura de
turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural
dos lugares e regiões turísticas
|
3
|
Distinguir parâmetros de turismo sustentável e
insustentável, explicando os impactos em nível sociocultural, socioambiental
e socioeconômico
|
3
|
|||
2 - A Sociodiversidade das paisagens e suas manifestações
espaço-culturais
|
2 - Patrimônios ambientais do território
brasileiro
|
9 - Sociodiversidade
|
Identificar em mapas, gráficos e fotos a
população brasileira e mundial e seu crescimento, tendências e distribuição
|
4
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
11 - Regionalização e mercados
|
Reconhecer nas formas de produção regional o
desenvolvimento desigual do território brasileiro
|
8
|
3 - Globalização e regionalização no mundo
contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
12 - Nova Ordem Mundial
|
Analisar em mapas temáticos a nova Ordem ou
Desordem Mundial referenciando-se na lógica da globalização ou fragmentação
|
6
|
3 - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas
regionalizações
|
13 - Revolução técnico-científica
|
Compreender e aplicar noções e conceitos
básicos relacionados aos sistemas técnicos em suas múltiplas temporalidades
|
3
|
Ler e interpretar textos, documentos, vídeos
que discutem avanço técnico e a
pesquisa científica da terceira revolução industrial
|
3
|
|||
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
16 - Desenvolvimento Sustentável
|
Explicar a relação existente entre o consumo
da natureza e a sustentabilidade ambiental
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
16
- Desenvolvimento Sustentável
|
Diferenciar as características técnicas dos
produtos alimentícios de origem agroecológica daqueles de uma lavoura
convencional
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
20 - Padrão de produção e consumo
|
Explicar a relação entre padrão de consumo,
desequilíbrios dos ecossistemas terrestres e problemas ambientais
contemporâneos
|
4
|
4 - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4 - Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
Reconhecer padrões de produção e de consumo
que têm tido como modelo um estilo poluidor e consumista
|
6
|
Total de aulas
|
76
|
OBS.:
·
A numeração acima segue os
parâmetros estabelecidos no CBC de
Geografia, a fim de facilitar a compreensão do
professor e a relação
com os tópicos do próprio CBC.
·
As habilidades e os objetivos
específicos acima são conteúdos
obrigatórios, devendo-se observar o número de
aulas destinadas a
cada
um.
·
Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com
3 aulas semanais), cada professor poderá
escolher os conteúdos
dos tópicos complementares
estipulados pelo CBC, visto que os tópicos
obrigatórios já estão contemplados neste
planejamento.
·
Os
tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando
os tópicos complementares (em anexo) para
aprofundamento quando
o tempo permitir.
·
Cartografia – Deve ser desenvolvida utilizando fundos de mapa em
todas as habilidades e conteúdos, resguardando
a capacidade do
estudante de localizar e
entender o que está localizando. Ex:
trabalhamos com imagens de
lugares e tempos diferentes e
posteriormente
identificamos tais lugares num fundo de mapa. Em
cartografia deve-se evitar que os estudantes
preencham um mapa de
continente com o nome de todos os países em
uma mesma aula,
porque assim ele não estará
relacionando a localização com um
fenômeno dificultando sua
memorização. É sempre indicado ir construindo
o mapa aos poucos, durante cada estudo. Ex: ao
estudar os conflitos
em um continente eles localizariam primeiro
esses países. O mesmo
pode ser feito quando estiverem estudando as
dificuldades naturais de
uma região.
·
Distribuição dos Continentes -
Continente africano, sempre relacionados
com o Brasil e o município.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS COMPLEMENTARES
|
Eixo temático
|
Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos Específicos
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
I - Região e regionalização
|
Ler mapas temáticos sabendo extrais deles elementos de comparação e
análise dos aspectos evidenciados no tema estudado.
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
Compreender a relação entre as características econômicas das
sociedades e a produção do espaço.
|
|
I - Geografias do Cotidiano
|
1 - Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
|
Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local e/ou regional
com a capacidade de uso e apropriação do espaço.
|
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VII - Sistemas técnicos
|
Identificar em imagens e linguagens diversas os processo
contemporâneos que resultam em profundas mudanças no conteúdo técnico do
espaço geográfico.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
VIII - Paisagem cultural
|
Ler nas paisagens culturais brasileiras a espacialidade e as múltiplas
temporalidades socialmente construídas.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
IX - Sítios arqueológicos
|
Descrever as localizações relativas aos sítios arqueológicos tombados
pela Unesco no território brasileiro avaliando sua relevância como patrimônio
a ser preservado.
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
Relacionar a importância de sítios arqueológicos com a preservação da
memória e da identidade territorial de um povo.
|
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
Mapear os sítios arqueológicos do território mineiro e avaliar sua
territorialização como atratividade turística.
|
|
II - A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações
Espaço-Culturais
|
2 - Patrimônios Ambientais do Território Brasileiro
|
X - Patrimônio e preservação
|
Explicar como o ecoturismo pode ajudar a preservar e ampliar as áreas
de proteção ambiental.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XI - Fronteiras
|
Prognosticar sobre o futuro dos países em crise e conflito de
fronteiras, relacionando seus problemas territoriais, econômicos e culturais
com o processo de fragmentação mundial.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XII - Impactos ambientais e sustentabilidade
|
Ler e interpretar documentos que discutem os impactos negativos da
globalização econômica na paisagem natural e cultural, propondo alternativas
de uso sustentável do planeta Terra.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
Avaliar a qualidade de vida resultante dos avanços tecnológicos, tendo
como referência o uso sustentável dos recursos do planeta.
|
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XIII - Território e redes
|
Localizar em fotos os fenômenos da simultaneidade e instantaneidade
das informações e compreender a importância desses recursos no entendimento
das paisagens excluídas ou desterritorializadas e incluídas ou
territorializadas.
|
III - Globalização e regionalização no mundo contemporâneo
|
3 - Redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações
|
XV - Diversidade cultural
|
Entender como os povos do Equador, dos desertos quentes e gelados,
constroem identidades com as paisagens e as regiões demarcando sua
territorialidade e espacialidade.
|
IV - Meio Ambiente e Cidadania planetária
|
4- Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade
|
XVI - Sociedades sustentáveis
|
Criticar o uso e o abuso de atratividades naturais e culturais pelo
turismo de massa avaliando formas sustentáveis de relacionamento entre
turista e meio ambiente.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo (
)
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo (
)
|
Feira de Cultural (
)
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios (
)
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno (
)
|
Outros:
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz (
)
|
|
Livro didático (
)
|
|
Jornais, revistas (
)
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador (
)
|
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica (
)
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Writing ( )
|
|
Speaking ( )
|
|
Atitudinal (
)
|
|
VII - BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
|
|
Blog SRE ( )
|
Outros:
|
CBC ( )
|
|
Orientações Pedagógicas ( )
|
|
Roteiro de Atividades ( )
|
|
CRV ( )
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário