PLANO
DE CURSO 2013
I.
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM
DELGADO DE PAIVA
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CONTEÚDO:
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Língua Inglesa
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TURMA: 6º ANO
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N° DE AULAS SEMANAIS:
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PROFESSOR
(ES):
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II.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o
reconhecimento, a compreensão e a produção de diferentes gêneros textuais em
Língua Inglesa, incentivando a criatividade, bem como o trabalho com temas
atuais pertencentes à realidade dos alunos.
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III.
DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS
OBRIGATÓRIOS
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EIXO TEMÁTICO I - Recepção e Produção de Textos
Orais e
Escritos
de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira
Tema
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Tópico/Habilidade
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Objetivos
Específicos
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N° de aulas
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1. Compreensão
escrita (leitura)
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1. Condições de
produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
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1.1. Identificar
(fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos
de suas condições de produção (o gênero a que pertence, função
sociocomunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação)
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4
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1.2. Estabelecer
relações entre gênero (finalidade do texto, público-alvo, etc.) e os recursos
linguísticos e não-linguísticos
(saliências
gráficas) utilizados pelo autor
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3
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1. Condições de
produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.
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1.3. Integrar
informação verbal e não-verbal na compreensão global do texto escrito de
vários gêneros
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3
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2. Localização de
informação
específica no texto escrito de gêneros textuais
diferentes.
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2.1. Localizar
informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos
vários gêneros textuais.
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3
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1. Compreensão
escrita (leitura)
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2.2. Identificar
as partes principais do texto, o assunto geral de cada parágrafo e as
articulações de sentido entre eles.
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2
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2.3. Identificar
e/ou localizar as características básicas de cada gênero textual, tendo em
vista a compreensão global do texto.
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3
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2.4. Identificar
e/ou localizar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos
textuais (injunções, descrições, narrações), tendo em vista a compreensão
global do texto
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3
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2.5. Identificar
e/ou localizar características lexicais e sintáticas de algumas das
articulações textuais (enumeração, sequência), tendo em vista a compreensão
global do texto
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3
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3. Coerência e
coesão
no processamento
do
texto escrito
de gêneros diferentes
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3.1. Estabelecer
relações entre termos, expressões e ideias que tenham o mesmo referente, de
modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gêneros
textuais diferentes.
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1
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4. Coerência e
construção de inferências no processamento do texto escrito de gêneros
diferentes
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4.1. Inferir o
significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do
texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais
(flexões, posições das
palavras nas
frases, tempos verbais, preposições de tempo e lugar, advérbios de tempo,
modo e lugar).
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1
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2. Produção
escrita
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5. Produção
textual, contexto e circulação do texto escrito de vários gêneros textuais.
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5.1. Produzir
textos coesos e coerentes, ao longo do processo cíclico de planejar, revisar,
produzir e editar, tendo em vista as
condições de
produção sob as quais se está escrevendo.
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4
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7. Produção de
textos com sequências linguísticas narrativas em textos de vários gêneros.
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7.1. Avaliar e/ou
redigir textos com sequências narrativas, considerando as condições de
produção e circulação.
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1
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8. Produção de
textos com sequências linguísticas descritivas em textos de vários gêneros.
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8.1. Avaliar e/ou
redigir textos com sequências descritivas, considerando as condições de
produção e circulação.
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4
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9. Produção de
textos com sequências linguísticas injuntivas em textos de vários gêneros.
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9.1. Avaliar e/ou
redigir textos com
sequências
injuntivas, considerando as
condições de
produção e circulação.
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3
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3. Compreensão
oral (escuta)
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11. Compreensão
das
condições de
produção do texto oral de vários gêneros textuais
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11.1. Identificar
a função sociocomunicativa e o gênero textual, o local onde se passa o evento
comunicativo e os falantes envolvidos.
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3
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11.2. Identificar
informação específica (nomes dos falantes envolvidos, números de telefone,
idades, percentagens, temperaturas, condições do tempo, etc.).
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3
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12. Compreensão
das marcas do discurso oral no processo de recepção de textos de vários
gêneros.
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12.1. Perceber as
marcas do discurso oral (hesitações, indicadores de interrupção e de mudança
de turnos, coloquialismo, contrações de itens lexicais e gramaticais, etc.)
|
3
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14. Construção de
inferências no processo de recepção de textos de vários gêneros.
|
14.1. Inferir
sentido a partir do uso de
conhecimento
prévio e de relações contextuais.
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3
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4. Produção oral
|
15. Uso das
funções
sociocomunicativas
em
vários gêneros
textuais
do discurso oral.
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15.1. Interagir
por meio da língua estrangeira para cumprimentar; fazer e responder a uma
apresentação; despedir-se; elogiar; convidar;
recusar e aceitar
convites; assim como para a comunicação oral na sala de aula (pedidos de
esclarecimentos, pedidos de licença para entrar e sair da sala, pedidos de
desculpas e agradecimentos, empréstimos de materiais).
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4
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16. Produção de
textos de diferentes de gêneros textuais do discurso oral.
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16.1. Usar a
língua estrangeira nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do
discurso oral.
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2
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18. Produção de
sons
diferentes para o
“-s”
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18.1. Identificar
e/ou produzir as diferentes
pronúncias para o
“–s” em verbos na terceira pessoa do singular, no plural dos substantivos e
no caso possessivo.
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2
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19. Produção de
marcas do discurso oral no processo de produção de textos de vários
gêneros.
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19.1. Identificar
e/ou fazer uso de palavras e expressões próprias da linguagem oral (hesitações,
sinais de interrupção, coloquialismos, contrações, sinais de início e fim da
fala, etc.) e de marcas de colaboração do ouvinte (fillers) no processo da
interação oral.
|
3
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5. Conhecimento
léxico-sistêmico
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20. Funções
sociocomunicativas dos vários tipos de presente (simples, contínuo, perfeito)
em textos de diferentes gêneros
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20.1. Fazer uso
adequado do presente
simples e do
presente contínuo no processo de recepção /produção do texto oral e escrito.
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3
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23. Funções
sociocomunicativas do imperativo em textos de diferentes gêneros
|
23.1. Reconhecer
e/ou produzir as funções comunicativas do imperativo, assim como os efeitos
de sentido que ajudam a construir os vários gêneros textuais, principalmente
nas sequências injuntivas.
|
3
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25. Funções
sociocomunicativas de numerais e valores em textos de diferentes gêneros
|
25.1. Reconhecer
e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais,
datas e números de telefone.
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2
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28. Funções
sociocomunicativas das “wh words”
|
28.1. Fazer uso
adequado “wh-words” (when, why, where, etc.) no processo de recepção/produção
do texto oral e escrito.
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3
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||||
5. Conhecimento
léxico-sistêmico
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31. Plural de
substantivos
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31.1. Fazer uso
adequado do plural dos substantivos no processo de recepção/produção do texto
oral e escrito.
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2
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32. Ordem de
palavras
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32.1. Fazer uso
adequado da ordem de palavras no processo de recepção/produção do texto oral
e escrito.
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2
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34. Agrupamento
de palavras
|
34.1. Formar
pares de sinônimos, de antônimos e de palavras relacionadas.
|
2
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34.2. Formar
conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semântico.
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2
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Total
de aulas regulares
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80
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Aulas
reservadas para provas, trabalhos, apresentações, etc.
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Total
de aulas
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* Os tópicos descritos acima foram retirados do CBC de Língua Estrangeira.
* A numeração acima segue os parâmetros estabelecidos no CBC de Língua
Inglesa, a fim de facilitar a
compreensão do professor e a relação com os tópicos
do próprio CBC.
* As habilidades e os objetivos específicos acima são conteúdos
obrigatórios,
devendo-se observar o número de
aulas destinadas a cada um.
* O número zero em determinados objetivos indica que esse não deve ser
explorado no ano em questão.
* O número de aulas para cada objetivo específico pode ser ajustado de
acordo
com a carga horária do
professor.
* Os tópicos obrigatórios devem ser prioridade no ensino, reservando
os tópicos
complementares (em anexo) para
aprofundamento quando o tempo permitir.
(anexo I) III. DEMONSTRATIVO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
TÓPICOS
COMPLEMENTARES
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Tema
|
Tópico/Habilidade
|
Objetivos
Específicos
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N° de aulas
|
2. Produção
escrita
|
I. Produção de
textos com articulações textuais diferentes em gêneros textuais variados
|
• Identificar
e/ou produzir articulações textuais na forma de sequência de eventos em
gêneros diversos.
• Identificar
e/ou produzir articulações textuais na forma de enumeração de passos ou
estágios em gêneros diversos.
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-
|
II. Aspectos
gramaticais e efeitos de sentido diferentes no texto escrito de diferentes
gêneros.
|
• Fazer uso, nos
textos produzidos, de aspectos gramaticais para construir os efeitos de
sentido pretendidos em textos de diferentes gêneros
|
-
|
|
III. Uso de
notações para produção de efeitos de sentido diferentes no texto escrito de
diferentes gêneros
|
• Produzir
efeitos de sentido pretendidos pelo uso de notações como travessão, aspas,
itálico, negrito, letras maiúsculas, dois pontos e reticências em textos de
diferentes gêneros.
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-
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|
3. Compreensão
oral (escuta)
|
IV. Formalidade e
informalidade no discurso oral no processo de recepção de textos de vários
gêneros.
|
• Identificar
traços de formalidade e informalidade em textos orais de gêneros diferentes
|
-
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V. Polidez no
discurso oral no processo de recepção de textos de vários gêneros
|
• Identificar
e/ou produzir formas adequadas com relação à polidez para interações orais do
cotidiano.
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-
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4. Produção oral
|
VI. Formalidade e
informalidade no
discurso oral no processo de produção de textos de vários gêneros
|
• Fazer uso de
traços de formalidade e informalidade em textos orais de gêneros diferentes.
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-
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VII. Polidez no
discurso oral no processo de produção de textos de vários gêneros
|
• Fazer uso das
regras de polidez nas interrupções e nas trocas de turno
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IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
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Debate ( )
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Pesquisa de campo ( )
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Feira de Cultural ( )
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Aula expositiva
dialógica ( )
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Excursão ( )
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Exercícios ( )
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Exposição de Trabalhos
( )
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Mídias ( )
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Leituras ( )
|
Atividades em ambiente
virtual ( )
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Outros:
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V-
RECURSOS
Caderno do aluno ( )
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Outros:
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Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
|
Livro didático ( )
|
|
Jornais, revistas ( )
|
|
Mídias ( )
|
|
Computador ( )
|
|
VI-
AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
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Oral ( )
|
|
Writing ( )
|
|
Speaking ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
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VII -
BIBLIOGRAFIA
Livro Adotado (Listar)
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|
Blog SRE ( )
|
Outros:
|
CBC ( )
|
|
Orientações Pedagógicas
( )
|
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Roteiro de Atividades
( )
|
|
CRV ( )
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