domingo, 5 de maio de 2013

Planejamento Anual de Ciências - 9º ano - de acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013I-

 

 IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA ESTADUAL  JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO: CIÊNCIAS_  TURMA: 9º ano     N°DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR (ES):

 

 

II- OBJETIVOS GERAIS

 

*Compreender o que é a ciência e como o conhecimento cientifico interfere em nossas relações com o mundo natural, com o mundo construído e com as outras pessoas.
*Discutir e examinar impactos de ciência e tecnologia na sociedade, envolvendo dimensões ética, estética, política, social, econômica e ambiental.
*Compreender o mundo em que vivemos de modo a orientar as ações em nível individual e social.
*Propor um modo de pensar, de chegar a conclusões coerentes a partir de proposições, de questionar preconceitos e hipóteses.
 

 

 

III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Programação Anual 9 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
 de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
Nº de aulas
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
4. Materiais
e suas
 propriedades
4.0. Identificar os conhecimentos químicos presentes em atividades do cotidiano.
4
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
5. Reações
 químicas:
ocorrência,
identificação
 e representação
5.0. Reconhecer a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final.
3
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
5. Reações
químicas:
ocorrência,
identificação
e representação
5.1. Reconhecer a conservação da massa nas reações químicas.
3
I Ambiente e Vida
3: Formação e Manejo dos Solos
6. Solos:
formação,
fertilidade e
conservação
6.2. Relacionar as queimadas com a morte dos seres vivos do solo e com a perda de fertilidade.
3
I Ambiente e Vida
3: Formação e Manejo dos Solos
6. Solos:
formação,
 fertilidade e
 conservação
6.3. Analisar a permeabilidade do solo e as conseqüências de sua alteração em ambientes naturais ou  transformados pelo ser humano.
3
I Ambiente e Vida
6: Energia nos Ambientes
11. Transformações e transferências de energia
11.1. Reconhecer energia armazenada em sistemas (energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, energia potencial química).
4
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
21. Drogas e sistema nervoso
21.0. Compreender a estrutura do sistema nervoso.
2
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
21. Drogas e sistema nervoso
21.1. Explicar a transmissão de impulsos nervosos.
2
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
21. Drogas e sistema nervoso
21.2. Relacionar o efeito das drogas com a alteração do funcionamento do sistema nervoso.
2
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
21. Drogas e sistema nervoso
21.3. Identificar drogas que alteram o sistema nervoso.
2
II Corpo Humano e Saúde
10: Interação do Corpo com Estímulos do Ambiente
21. Drogas e sistema nervoso
21.4. Avaliar as conseqüências do uso das drogas no convívio social.
2
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.2. Diferenciar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Universo e reconhecê-los como modelos criados a partir de referenciais diferentes.
3
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
23. A Terra no espaço
23.3. Explicar as evidências e argumentos usados por Galileu a favor do heliocentrismo (noção de inércia e observações ao telescópio da aparência da Lua, fases do planeta Vênus e satélites de Júpiter).
3
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
24. Força e inércia
24.0. Compreender inércia como tendência dos corpos em prosseguir em movimento em linha reta e velocidade constante ou em repouso.
4
III Construindo modelos
11: O Mundo Muito Grande
24. Força e inércia
24.1. Identificar força enquanto ação externa capaz de modificar o estado de repouso ou movimento dos corpos.
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
25. Modelo cinético molecular
25.0. Relacionar os estados físicos da matéria ao modelo cinético molecular: movimento, distância e organização das partículas.
3
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
25. Modelo cinético molecular
25.1. Reconhecer os seguintes aspectos do modelo de partículas e utilizá-los para interpretar fenômenos: a matéria é feita de muitas partículas e espaço vazio entre elas; as partículas estão em constante movimento em todas as direções; as partículas interagem umas com as outras.
3
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
25. Modelo cinético molecular
25.2. Explicar fenômenos diversos: como dissolução, crescimento dos cristais, difusão, transferências de calor, dilatação e mudanças de estados físicos,usando o modelo cinético de partículas.
3
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
26. O comportamento elétrico da matéria
26.0. Interpretar carga elétrica como propriedade essencial de partículas que compõem a matéria (elétrons e prótons).
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
26. O comportamento elétrico da matéria
26.1. Interpretar fenômenos eletrostáticos simples como resultado de transferência de elétrons entre materiais.
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
27. Introdução ao conceito de átomo
27.0. Identificar e caracterizar as partículas constituintes do átomo e sua organização.
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
27. Introdução ao conceito de átomo
27.1. Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais.
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
27. Introdução ao conceito de átomo
27.2. Identificar, por meio de consulta à tabela periódica, elementos químicos e seus respectivos números atômicos e número de massa.
4
III Construindo modelos
12: O Mundo Muito Pequeno
27. Introdução ao conceito de átomo
27.3. Explicar as diferenças entre condutores e isolantes elétricos como resultado da mobilidade de cargas elétricas nos condutores (elétrons livres nos metais e íons em solução).
4
III Construindo modelos
13: Mecanismo de Herança
28. Características herdadas e as influências do ambiente
28.0. Compreender que o meio ambiente pode alterar o fenótipo de um indivíduo.
3
III Construindo modelos
13: Mecanismo de Herança
28. Características herdadas e as influências do ambiente
28.1. Associar o processo da hereditariedade como a transmissão de características de pais para seus filhos.
3
III Construindo modelos
13: Mecanismo de Herança
28. Características herdadas e as influências do ambiente
28.2. Analisar no trabalho de Mendel, sobre a transmissão dos caracteres hereditários e a possibilidade de sua manifestação em gerações alternadas (1ª Lei de Mendel).
4

 

Total de Aulas: 87
Avaliação: 12
Total de Aulas: 99

 

 

IV-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – Tópicos Complementares

Programação Anual 9 º ano
Fonte : Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
 de Ciências do Ensino Fundamental
Eixo Temático
Tema
Tópicos
Objetivos Específicos
 Nº de aulas
I Ambiente e Vida
1. Diversidade da Vida nos Ambientes
I. Impactos
 ambientais e
 extinção de
 espécies
• Interpretar informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pela ação humana e o risco de extinção de espécies.
4
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
II. O ar –
 Propriedades
 e composição
• Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.
3
I Ambiente e Vida
 2: Diversidade dos Materiais
II. O ar – propriedades e composição
• Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão atmosférica e pressão em líquidos.
3
I Ambiente e Vida
2: Diversidade dos Materiais
III. Reciclagem e preservação ambiental
• Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental.
3
III Construindo modelos
13: Mecanismo de Herança
VIII. Biotecnologia em debate
• Compreender informações básicas sobre clonagem e transgênicos, considerando implicações éticas e ambientais envolvidas.
4
III Construindo modelos
14: Processos de Transferências de Energia
IX. Eletricidade em nossas casas
• Reconhecer circuitos elétricos simples, identificando o que é necessário para que a corrente elétrica se estabeleça num circuito.
3
III Construindo modelos
T 14: Processos de Transferências de Energia
IX. Eletricidade em nossas casas
• Compreender as instalações elétricas de nossas casas como um grande circuito identificando os principais dispositivos elétricos utilizados.
3
III Construindo modelos
Tema 14: Processos de Transferências de Energia
IX. Eletricidade em nossas casas
• Reconhecer o significado da potência de aparelhos elétricos em situações práticas envolvendo avaliação de consumo de energia elétrica.
3
III Construindo modelos
Tema 14: Processos de Transferências de Energia
IX. Eletricidade em nossas casas
• Reconhecer o risco de choques elétricos no corpo humano, identificando materiais condutores e isolantes elétricos e como utilizá-los com segurança .
3
Total de Aulas: 29

 

Obs : Os tópicos complementares e respectivos números de aulas serão

ministrados e avaliados a critério do professor, de acordo com o desenvolvimento

 da turma, priorizando os tópicos obrigatórios.

 

                                                                 

V- METODOLOGIA

Trabalho em grupo (   )
Debate (   )
Pesquisa de campo (   )
Feira de Cultural (   )
Aula prática (   )
Excursão (   )
Exercícios (   )
Exposição de Trabalhos (   )
Mídias (   )
Leituras (   )
Atividades em ambiente virtual (   )
Outros:

 

 

 

 

 

 

VI- RECURSOS

Caderno do aluno (   )
Datashow (   )
Quadro/giz (   )
Outros:
Labóratório (   )
Jornais, revistas (   )
 
Mídias (   )
 
Computador (   )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao

 ano escolar no qual irá lecionar.

2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, experiências, atividades que

 podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.

3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes

 e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar as

 habilidades selecionadas.

 

 

VII- AVALIAÇÃO

Diagnóstica (   )
Outros:
Oral (   )
Escrita (   )
Atitudinal (   )
 
Virtual (   )
 

 

 

 

VIII - BIBLIOGRAFIA

Livro Adotado (Listar)
 
Blog SRE (   )
CBC (   )
Outros:
Orientações Pedagógicas (   )
Roteiro de Atividades (   )
CRV (   )
 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário