sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planejamento Anual de História - 6º ano - De acordo com o CBC - MG


PLANO DE CURSO – ANO 2013

 

I. IDENTIFICAÇÃO:

 

ESCOLA ESTADUAL  JOAQUIM DELGADO DE PAIVA

CONTEÚDO:  HISTÓRIA          TURMA: 6º ano    N° DE AULAS SEMANAIS:

PROFESSOR(ES):

 

II. OBJETIVOS GERAIS

.Desenvolver a noção de historicidade das ações dos homens da realidade social e dos processos históricos;
.Promover a confrontação de versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico;
.Adquirir ferramentas intelectuais e a formar atitudes que capacitem os alunos a participarem dos debates no processo histórico brasileiro e nos processos internacionais;
.Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão em relação à diversidade sociocultural, das sociedades e da sociedade brasileira, em particular;
 

 

III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Planejamento Anual do 6º ano  Fonte: CBC de História

Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos específicos
Nº de aulas
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
1. História de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,  Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias.
1.1. Conceituar migração e
imigração
1
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,
 Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias.
1.2. Identificar a diversidade
populacional presente em
sala de aula, na escola e na
localidade do aluno.
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. História de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,
Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional e
migrações em Minas
Gerais.
 
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias
1.3. Conceituar
cultura,mestiçagem e
hibridismo.
2
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias
1.4. Analisar as festas
étnico-culturais como
manifestação de hibridismo:
Congado,
Carnaval,Maracatu, Bumbameu-
boi, Reisado, Capoeira,
festa de Iemanjá, Folia de
Reis, entre outras
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas Gerais e no Brasil
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
2.1. Caracterizar e
diferenciar os povoadores de
origem
asiática(mongolóides) e de
origem africana (negóides) e
confrontar interpretações
distintas sobre sua
identidade.
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,Regional e
Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas Gerais e no Brasil
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
2.2.Problematizar a distinção
entre história e pré-história.
1
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
2.3.Caracterizar e analisar a
origem, evolução e
diversidade da espécie
humana.
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
4- Os povos africanos
4.1. Identificar a diversidade
étnica, espacial e cultural
dos povos africanos.
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
4- Os povos africanos
4.2. Conceituar escravidão
2
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
4- Os povos africanos
4.3.Problematizar a
existência da escravidão na
África antes da expansão
marítima européia.
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
4- Os povos africanos
4.4.Estabelecer diferenças
entre o tipo de escravidão na
África e o tipo implantado
na América Portuguesa
3
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
5.Os povos indígenas:
diversidade e migrações.
5.1.Analisar e compreender
as especificidades e
complexidades dos povos
indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos
europeus: origens,
movimentos migratórios e
diversidade linguísticacultural.
 
5.2. Diferenciar as principais
“nações” indígenas
brasileiras, especialmente as
reconhecidas como presentes
em Minas Gerais: Pataxó,
Xacriabá, Krenak e Maxacali
Caxixó, Aranã Paulíararu,
Xucuru e Kariri.
4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Total de aulas
35
OBS: Para a complementação das 120 aulas anuais (para professores com 3 aulas semanais), cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento. Atualmente, propõe-se um ensino
de História comprometido com o avanço da democracia e da cidadania – processos sociais e políticos para os quais se espera a contribuição das novas
gerações. Hoje, a educação para a cidadania, prioriza a aquisição de instrumentos intelectuais e a formação de atitudes para uma efetiva participação
na esfera pública, de maneira motivada, consciente e esclarecida; prioriza o estímulo a descoberta, o respeito e o reconhecimento do outro, de outras
culturas e valoriza a diversidade etnico-cultural e a convivência saudável com a diferença.

 

IV- METODOLOGIA

Trabalho em grupo ( )
Debate ( )
Pesquisa de campo ( )
Feira de Cultural ( )
Aula expositiva dialógica ( )
Excursão ( )
Exercícios ( )
Exposição de Trabalhos ( )
Mídias ( )
Leituras ( )
Atividades em ambiente virtual ( )
Outros:

 

V- RECURSOS

Caderno do aluno ( )
Datashow ( )
Quadro/giz ( )
Outros:
 
Livro didático ( )
 
Jornais, revistas ( )
 
Mídias ( )
 
Computador ( )
 

 

Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBC

Passos:

1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.
2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar
as habilidades selecionadas.

 

VI- AVALIAÇÃO

Diagnóstica ( )
Outros:
 
Oral ( )
Escrita ( )
Atitudinal ( )
Virtual ( )

 

VII – BIBLIOGRAFIA

Livro adotado – (Listar)
Blog SRE ( )
CBC  ( )
Outros:
 
 Orientações Pedagógicas( )
 
Roteiro de Atividades( )
 
 CRV ( )
 

 

Conteúdos Complementares 6º Ano - 2013
Eixo Temático
Tema
Tópico
Objetivos Específicos
Nº de aulas
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
1. Histórias de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
I. Os “outros” imigrantes nos
séculos XIX e XX: árabes,
judeus, orientais.
Analisar os processos que dão continuidade as políticas de imigração no Brasil e a chegada de novas levas de imigrantes em Minas Gerais
nos séculos XIX e XX.