PLANO DE CURSO – ANO 2013
I. IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL
JOAQUIM DELGADO DE PAIVA
CONTEÚDO:
HISTÓRIA TURMA: 6º ano N° DE AULAS SEMANAIS:
PROFESSOR(ES):
II. OBJETIVOS GERAIS
.Desenvolver a noção de
historicidade das ações dos homens da realidade social e dos processos
históricos;
.Promover a confrontação de
versões e interpretações sobre um mesmo acontecimento histórico;
.Adquirir ferramentas
intelectuais e a formar atitudes que capacitem os alunos a participarem dos
debates no processo histórico brasileiro e nos processos internacionais;
.Propiciar o desenvolvimento
de atitudes de respeito e de compreensão em relação à diversidade
sociocultural, das sociedades e da sociedade brasileira, em particular;
|
III- DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Planejamento
Anual do 6º ano Fonte: CBC de História
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos específicos
|
Nº de aulas
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações
|
1. História de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,
Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias.
|
1.1. Conceituar migração e
imigração
|
1
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. História de Vida
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,
Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias.
|
1.2. Identificar a diversidade
populacional presente em
sala de aula, na escola e na
localidade do aluno.
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. História de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,
Regional e
Social) e Migrações
Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional e
migrações em Minas
Gerais.
|
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias
|
1.3. Conceituar
cultura,mestiçagem e
hibridismo.
|
2
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural, Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
1. População mineira e
brasileira: várias origens,
várias histórias
|
1.4. Analisar as festas
étnico-culturais como
manifestação de hibridismo:
Congado,
Carnaval,Maracatu, Bumbameu-
boi, Reisado, Capoeira,
festa de Iemanjá, Folia de
Reis, entre outras
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,Regional e Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas Gerais e no Brasil
|
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
|
2.1. Caracterizar e
diferenciar os povoadores de
origem
asiática(mongolóides) e de
origem africana (negóides) e
confrontar interpretações
distintas sobre sua
identidade.
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida ,
Diversidade
Populacional (Étnica,
Cultural,Regional e
Social) e Migrações
Locais, Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade
populacional e
migrações em Minas Gerais e no Brasil
|
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
|
2.2.Problematizar a distinção
entre história e pré-história.
|
1
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
2.Primeiros povoadores: os
ameríndios e suas origens
|
2.3.Caracterizar e analisar a
origem, evolução e
diversidade da espécie
humana.
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
4- Os povos africanos
|
4.1. Identificar a diversidade
étnica, espacial e cultural
dos povos africanos.
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
4- Os povos africanos
|
4.2. Conceituar escravidão
|
2
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
4- Os povos africanos
|
4.3.Problematizar a
existência da escravidão na
África antes da expansão
marítima européia.
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
4- Os povos africanos
|
4.4.Estabelecer diferenças
entre o tipo de escravidão na
África e o tipo implantado
na América Portuguesa
|
3
|
1.Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1.História de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural,Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
5.Os povos indígenas:
diversidade e migrações.
|
5.1.Analisar e compreender
as especificidades e
complexidades dos povos
indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos
europeus: origens,
movimentos migratórios e
diversidade linguísticacultural.
5.2. Diferenciar as principais
“nações” indígenas
brasileiras, especialmente as
reconhecidas como presentes
em Minas Gerais: Pataxó,
Xacriabá, Krenak e Maxacali
Caxixó, Aranã Paulíararu,
Xucuru e Kariri.
|
4
4
|
Total de aulas
|
35
|
|||
OBS: Para a complementação das 120 aulas anuais (para
professores com 3 aulas semanais), cada professor poderá escolher os
conteúdos dos tópicos
complementares estipulados pelo CBC, visto que os
tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento. Atualmente,
propõe-se um ensino
de História comprometido com o avanço da democracia e
da cidadania – processos sociais e políticos para os quais se espera a contribuição
das novas
gerações. Hoje, a educação para a cidadania, prioriza a
aquisição de instrumentos intelectuais e a formação de atitudes para uma
efetiva participação
na esfera pública, de maneira motivada, consciente e
esclarecida; prioriza o estímulo a descoberta, o respeito e o reconhecimento
do outro, de outras
culturas e valoriza a diversidade etnico-cultural e a
convivência saudável com a diferença.
|
IV- METODOLOGIA
Trabalho em grupo ( )
|
Debate ( )
|
Pesquisa de campo ( )
|
Feira de Cultural ( )
|
Aula expositiva dialógica ( )
|
Excursão ( )
|
Exercícios ( )
|
Exposição de Trabalhos ( )
|
Mídias ( )
|
Leituras ( )
|
Atividades em ambiente virtual ( )
|
Outros:
|
V- RECURSOS
Caderno do aluno ( )
|
Datashow ( )
|
|
Quadro/giz ( )
|
Outros:
|
|
Livro didático ( )
|
||
Jornais, revistas ( )
|
||
Mídias ( )
|
||
Computador ( )
|
Obs.: O uso do livro didático
e sua interface com o CBC
Passos:
1º- Selecionar os eixos
temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual
irá lecionar.
2º- Selecionar do livro
didático adotado os textos, mapas, atividades que podem ser utilizadas para a
concretização do conteúdo do CBC.
3º- Pesquisar em outros
livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as
atividades que podem ser utilizadas para concretizar
as
habilidades selecionadas.
|
VI- AVALIAÇÃO
Diagnóstica ( )
|
Outros:
|
Oral ( )
|
|
Escrita ( )
|
|
Atitudinal ( )
|
|
Virtual ( )
|
VII – BIBLIOGRAFIA
Livro adotado – (Listar)
|
Blog SRE ( )
|
|
CBC ( )
|
Outros:
|
|
Orientações Pedagógicas(
)
|
||
Roteiro de Atividades( )
|
||
CRV ( )
|
Conteúdos Complementares 6º Ano - 2013
|
||||
Eixo Temático
|
Tema
|
Tópico
|
Objetivos Específicos
|
Nº de aulas
|
Histórias de Vida,
Diversidade Populacional e
Migrações.
|
1. Histórias de Vida,
Diversidade Populacional
(Étnica, Cultural, Regional e
Social) e Migrações Locais,
Regionais e
Intercontinentais.
2. Diversidade populacional
e migrações em Minas
Gerais e no Brasil.
|
I. Os “outros” imigrantes nos
séculos XIX e XX: árabes,
judeus, orientais.
|
Analisar os processos que dão continuidade as políticas
de imigração no Brasil e a chegada de novas levas de imigrantes em Minas
Gerais
nos séculos XIX e XX.
|